Seguindo nossa intenção de ajudar a companheirada a entender essa montueira de especificações dos produtos que vão em nossas motos (quem ainda não conhece a coisa, é claro...), passamos agora aos fluidos de freios. Conseguimos informações em vários sites, entre eles os de fabricantes de fluidos como a Varga e alguns fóruns. Seguem as informações básicas:
A espectificação dos fluidos de freio (DOT) foi criada pelo Ministério dos Transportes (Department of Transportation) dos Estados Unidos. Os três principais tipos disponíveis, hoje em dia, são
DOT3, DOT4 e DOT5.
DOT3 e DOT4 são à base de glicol e, por isso, são
higroativos (ou seja, absorvem água com o tempo). O DOT5 é à base de silicone. Logo, a principal diferença entre os tipos 3-4 e o 5 é
que o DOT3 e o DOT4 absorvem água, enquanto o DOT5 não, o que significa que ao usar DOT 3 ou 4 os freios tendem a perder eficência mais rapidamente pela instabilidade do fluido e tendem a causar corrosão no sistema de freio caso não sejam substituidos no tempo correto. O fluido DOT5, por sua vez, não absorve água. Isto significa que o ponto de ebulição permanecerá relativamente estável. Porém, nem pense que ele é imune a falhas: ao contrário, isso também significa que qualquer água que entrar em seu sistema de freio tenderá a formar bolsões de água pura, o que também poderia causar corrosão dos freios e, num caso extremo, falhas de acionamento dos freios devido à fervura dessa água. Mais uma vez, vale a substituição no tempo correto.
Uma característica importante dos fluidos de freio é o ponto de ebulição (lembre-se que a matéria sob alta pressão esquenta). Sistemas hidráulicos contam com um fluido
incompressível (isto
é, que não pode ser comprimido, que não diminui de volume com a pressão) para transmitir força. Os líquidos geralmente são mais incompressíveis, enquanto os gases são bem
compressíveis. Se o fluido de freio entrar em
ebulição (isto é, se transformar em gás), perderá grande parte de sua capacidade de transmissão de força. Isso pode tornar os freios parcial ou totalmente inoperantes. Para piorar a situação, a única vez que provavelmente o seu fluido de freio ferveria seria durante uma aplicação prolongada dos freios, como descendo uma serra - e este certamente não é o melhor momento para uma falha nos freios!
Como os fluidos de freio
DOT3 ou DOT4 absorvem água, seu ponto de ebulição é bem menor que o dos DOT5. Esses fluidos normalmente absorvem água do ar, razão pela qual deve-se evitar abrir o reservatório de fluido de freio da moto (ou do carro). Por essa mesma razão, os reservatórios de fluido de freio devem estar sempre muito bem fechados. Como a água absorvida provém da umidade do ar, o processo é contínuo. Por esse motivo, é importante que o fluido de freio seja substituído regularmente. A maioria dos fabricantes recomenda a substituição de fluidos
DOT3 e DOT4 entre seis meses e dois anos, independentemente da quilometragem percorrida. Mas isso também vale para o DOT5, no final das contas...
Outras duas coisas sobre o fluido de freio: o DOT3 e o DOT4 corroem a pintura, portanto, não deixe respingar no quadro nem no tanque da moto. Além disso,
nunca misture nenhum dos diferentes tipos de fluidos de freio, pois é comum que eles não reajam corretamente e acabem corroendo seu sistema de freios. (fonte:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] e
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] Características e pontos de ebulição dos vários fluídos de freio
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ESPECIFICAÇÃO MÍNIMA
(temperatura de ebulição em graus centígrados) |
MELHORES MARCAS (temperatura de ebulição em graus centígrados) |
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Fonte da tabela:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]É isso aí então! Agora escolha o melhor fluido para sua moto e faça a manutenção de acordo com o tipo. Uma recomendação??? Nunca passe de um ano sem substituir o fluido de freio de sua moto, usando ou deixando a máquina parada (tadinha...
) ... É justamente na hora do aperto que você descobre que o fluido já era...
Abraço ,
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