Tiger Club Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Site para motociclistas proprietários da moto modelo Tiger da Triumph
 
RegistarInícioPortalÚltimas imagensProcurarEntrar

 

 Químicos de plantão, me ajudem a polir o escapamento.

Ir para baixo 
+14
MACARINI
Braga
Japoneis
paulo filipin
Toninho Ausenka
sancho94
Haroldo
Rudy Schleiffer
Mirarchi_955
cristo
Pelingrino
haru
Ferrarezi
Nairo 1050
18 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3
AutorMensagem
Ferrarezi
Moderador
Ferrarezi


Mensagens : 1203
Data de inscrição : 24/08/2009
Idade : 56
Localização : Ferrarezi

Químicos de plantão, me ajudem a polir o escapamento. - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Químicos de plantão, me ajudem a polir o escapamento.   Químicos de plantão, me ajudem a polir o escapamento. - Página 3 EmptySeg 23 Jan - 10:04

Valeu pela dica!
Mas, quando você abrir uma polidora de escapamento de Tiger, avisa. Vai ter muito cliente aqui do fórum. A moçada anda meio sem coragem... eu inclusive... Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing
Abraço, Químicos de plantão, me ajudem a polir o escapamento. - Página 3 883276
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.cferrarezi.com
Rudy Schleiffer

Rudy Schleiffer


Mensagens : 38
Data de inscrição : 17/11/2011
Idade : 64
Localização : São Paulo - moema

Químicos de plantão, me ajudem a polir o escapamento. - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Químicos de plantão, me ajudem a polir o escapamento.   Químicos de plantão, me ajudem a polir o escapamento. - Página 3 EmptySeg 23 Jan - 9:55

RMirarchi escreveu:
Fala galera!

Alguém tem alguma novidade sobre este assunto? Este fim-de-semana comprei um destes produtos específicos para limpeza de inox, mas não achei que o resultado ficou muito bom não.... scratch

Quando tinha HD (e aquele mundo de cromados) eu usava Kaol e ficava tudo um espelho.

Estou me referindo somente à ponteira, pq os canos que saem do motor eu nem me arrisco a limpar.

Valeu!



Bom dia Galera!

Esqueçam esses polidores como KAOL, BRASSO, e outros.

Pra quem é de São Paulo pode comprar na Rua Barão de Paranapiacaba na Sé centro nas casas de produtos para ourives o

produto para limpeza e polimento de aço inox. São dois um é para limpeza e o outro para dar brilho.

É preciso o uso de uma politriz (boina de tecido) presa na furadeira ou algo semelhante. O produtos tem a forma de um pequeno

tijolo, com a furadeira funcionando aplique o produto na superfície da boina e em seguida no escapamento as manchas

começarão sair e a superfície vai ficar opaca, se as manchas começarem ficar dificeis de sair aplique mais o produto, assim

sucessivamente até ficar todo limpo. Para o brilho, o ideal é uma boina nova, e use o produto para polimento, vai ficar

maravilhoso. Fiz o polimento do escape completo e fora da moto. O produto que comprei é dá marca POLI-MAX. Boa sorte.
Ir para o topo Ir para baixo
Mirarchi_955
Admin
Mirarchi_955


Mensagens : 838
Data de inscrição : 06/06/2011
Idade : 49
Localização : São Paulo

Químicos de plantão, me ajudem a polir o escapamento. - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Químicos de plantão, me ajudem a polir o escapamento.   Químicos de plantão, me ajudem a polir o escapamento. - Página 3 EmptySeg 4 Jul - 10:51

Fala galera!

Alguém tem alguma novidade sobre este assunto? Este fim-de-semana comprei um destes produtos específicos para limpeza de inox, mas não achei que o resultado ficou muito bom não.... scratch

Quando tinha HD (e aquele mundo de cromados) eu usava Kaol e ficava tudo um espelho.

Estou me referindo somente à ponteira, pq os canos que saem do motor eu nem me arrisco a limpar.

Valeu!
Ir para o topo Ir para baixo
cristo




Mensagens : 82
Data de inscrição : 19/11/2009
Idade : 54
Localização : sapucaia do sul

Químicos de plantão, me ajudem a polir o escapamento. - Página 3 Empty
MensagemAssunto: BRASSO   Químicos de plantão, me ajudem a polir o escapamento. - Página 3 EmptyTer 22 Fev - 9:08

Amigão desculpa mas não estou de gozação não o nome do produto é BRASSO mesmo e é o que de melhor ja utilizei para polimento de cromo.Muito bom mesmo,se eu soubesse como postava uma foto dele aqui pra ti.
Ir para o topo Ir para baixo
Nairo 1050
Admin
Nairo 1050


Mensagens : 1239
Data de inscrição : 21/04/2009
Idade : 58
Localização : São Paulo

Químicos de plantão, me ajudem a polir o escapamento. - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Químicos de plantão, me ajudem a polir o escapamento.   Químicos de plantão, me ajudem a polir o escapamento. - Página 3 EmptyQua 16 Fev - 17:43

Razz Razz Razz Só faltava você dizer que KAOL também serve Razz Razz Razz

Quando postei este tópico era para alguém com conhecimento quimico passasse a dica de algum produto que retirasse as manchas sem grande esforço.

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
cristo




Mensagens : 82
Data de inscrição : 19/11/2009
Idade : 54
Localização : sapucaia do sul

Químicos de plantão, me ajudem a polir o escapamento. - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Químicos de plantão, me ajudem a polir o escapamento.   Químicos de plantão, me ajudem a polir o escapamento. - Página 3 EmptyTer 15 Fev - 23:57

Pessoal voc~es nunca houviram falar em um produto chamado BRASSO,eu uso esse cara desde criança nos raios da bicicreta aqui no SUL é muito comum.
Ir para o topo Ir para baixo
Pelingrino
Admin
Pelingrino


Mensagens : 1133
Data de inscrição : 16/10/2008
Idade : 47
Localização : BH

Químicos de plantão, me ajudem a polir o escapamento. - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Químicos de plantão, me ajudem a polir o escapamento.   Químicos de plantão, me ajudem a polir o escapamento. - Página 3 EmptyQua 4 Ago - 23:33

E só tirar o Escapamento e levar em uma casa de cromagem e pedir para o pessoal polir! Fica um espelho!!!
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.vetcarebh.com.br
Ferrarezi
Moderador
Ferrarezi


Mensagens : 1203
Data de inscrição : 24/08/2009
Idade : 56
Localização : Ferrarezi

Químicos de plantão, me ajudem a polir o escapamento. - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Químicos de plantão, me ajudem a polir o escapamento.   Químicos de plantão, me ajudem a polir o escapamento. - Página 3 EmptyQua 4 Ago - 21:21

Nairo 955 escreveu:
Olá Ferrarezi, acho que ficou muito bom, embora tenha dado um bom trabalho.

Isso prova que estes produtos até funcionam, uns com mais esfregação que outros.

A minha ponteira deu uma raspada na queda que tive e vou precisar fazer uma "plastica" nessa região, aí aproveito para dar um trato geral no rabo...ops no escape da Morena. Razz Razz

Mais uma vez valeu pela dica.

PS. O quê era aquele prolongador de para-lama? Fez junto com o dianteiro?

cheers

Esse prolongador veio com a moto quando a comprei. O antigo dono disse que o pneu jogava muita lama nas malas e no bauleto quando ele viajava, e então adaptou aquele prolongador. Não sei dizer de que moto é, mas ficou muito bom o trabalho dele, bem estético e inclusive... funciona. Ele é fixado por trás da barra de ferro presa no paralamas original de sustentação das malas laterais, nos próprios parafusos dela. Foi uma boa sacada dele. Vi que outras maxitrail, como a Varadero, por exemplo, tem o paralamas traseiro bem longo, justamente para evitar esse lançamento de barro.
Nessa foto dá pra ver ele melhor (e dá pra ver como estava o escapamento antes de polir):

Químicos de plantão, me ajudem a polir o escapamento. - Página 3 Paralamas

Abraço,
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.cferrarezi.com
haru

haru


Mensagens : 21
Data de inscrição : 27/07/2010
Idade : 37
Localização : São Paulo

Químicos de plantão, me ajudem a polir o escapamento. - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Químicos de plantão, me ajudem a polir o escapamento.   Químicos de plantão, me ajudem a polir o escapamento. - Página 3 EmptyQua 4 Ago - 18:47

eita.....ficou bonito o bicho!!
Ir para o topo Ir para baixo
Nairo 1050
Admin
Nairo 1050


Mensagens : 1239
Data de inscrição : 21/04/2009
Idade : 58
Localização : São Paulo

Químicos de plantão, me ajudem a polir o escapamento. - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Químicos de plantão, me ajudem a polir o escapamento.   Químicos de plantão, me ajudem a polir o escapamento. - Página 3 EmptyQua 4 Ago - 18:02

Olá Ferrarezi, acho que ficou muito bom, embora tenha dado um bom trabalho.

Isso prova que estes produtos até funcionam, uns com mais esfregação que outros.

A minha ponteira deu uma raspada na queda que tive e vou precisar fazer uma "plastica" nessa região, aí aproveito para dar um trato geral no rabo...ops no escape da Morena. Razz Razz

Mais uma vez valeu pela dica.

PS. O quê era aquele prolongador de para-lama? Fez junto com o dianteiro?

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
Ferrarezi
Moderador
Ferrarezi


Mensagens : 1203
Data de inscrição : 24/08/2009
Idade : 56
Localização : Ferrarezi

Químicos de plantão, me ajudem a polir o escapamento. - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Já poli o da Tigresa...   Químicos de plantão, me ajudem a polir o escapamento. - Página 3 EmptyQua 4 Ago - 17:38

Nairo (e companheirada),

Ainda tentando ajudar o Nairo a deixar o rabo... ops.. o escape da Morena brilhando, ontem, fazendo a despesa do mês com minha esposa (aqui no Norte a gente fala "fazer o rancho"), encontrei um produto destinado à limpeza de inox, da marca Ingleza. 4,50 o frasco, resolvi trazer pra experimentar, já que tinha o último dia de recesso pra fazer algo útil... Eis o tal produto:

http://www.ingleza.com.br/produtos/detalhes_grupo.aspx?codGrupo=26

Testei, conforme recomendação, com uma flanela num pedacinho do lado do escapamento. Esfrega, esfrega, esfrega, mil esfregas depois... e vi que limpou um pouco. Me animei. Tirei a ponteira, levei pro tanque, vedei as pontas e, com uma esponja dessas um lado amarelo/outro verde, comecei a polir o danado. Polia e lavava, conforme recomendação do rótulo.
Bem... duas horas depois, ficou como nas fotos abaixo. Aliás, nem comece se não quiser malhar. E malhar muito! Tem hora que o sujeito fica pra chorar... Químicos de plantão, me ajudem a polir o escapamento. - Página 3 956216 Químicos de plantão, me ajudem a polir o escapamento. - Página 3 956216 Químicos de plantão, me ajudem a polir o escapamento. - Página 3 956216 Químicos de plantão, me ajudem a polir o escapamento. - Página 3 956216 Químicos de plantão, me ajudem a polir o escapamento. - Página 3 956216... mas valeu a pena. Duro mesmo foi pelo lado que fica virado pra roda, que tinha umas manchas bem mais escuras e maiores:


Químicos de plantão, me ajudem a polir o escapamento. - Página 3 Escape1

Químicos de plantão, me ajudem a polir o escapamento. - Página 3 Escape2

Uma observação: trabalhei sem luva. Não fiquei com a mão queimada. Apenas senti a pele ressecada, mas não machucada. Portanto, se tem algum ácido, é muito pouco. Só não sei se pegar alguém alérgico...
É isso aí.
Boa sorte com o da Morena.
Abraço, Químicos de plantão, me ajudem a polir o escapamento. - Página 3 883276
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.cferrarezi.com
Ferrarezi
Moderador
Ferrarezi


Mensagens : 1203
Data de inscrição : 24/08/2009
Idade : 56
Localização : Ferrarezi

Químicos de plantão, me ajudem a polir o escapamento. - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Como tirar manchas do inox   Químicos de plantão, me ajudem a polir o escapamento. - Página 3 EmptySex 30 Jul - 22:01

Nairo, companheiro,
Não sou químico, mas não tinha esquecido seu pedido não... demorou mas achei alguma coisa mais consistente sobre a limpeza do inox dos escapamentos. Essas instruções que coloco abaixo eu achei no site da Fabrinox, que é uma empresa que produz aço inox. Devem saber o que falam... é ver o que se aplica no nosso caso e ir aplicando pra ver qual funciona melhor:

"Solução a problemas comuns:
O ácido nítrico (HNO3) é o único mineral que pode ser usado na limpeza do aço inox para remover manchas em sua superfície, quando os demais procedimentos forem insuficientes.
Entretanto, evite seu contato com outros metais, especialmente os feitos a base de alumínio e cobre, comuns nos utensílios de cozinha.
Recomenda-se empregá-lo na concentração de 10% (uma parte de ácido para nove partes de água) usando luvas de borracha e proteção para os olhos. Guarde a solução em recipientes de vidro, longe do alcance de crianças.

a) Gorduras, Óleos e Graxas

Limpe os depósitos grossos com um pano macio ou toalha de papel. Em seguida, aplique uma solução morna de detergente ou amônia. Depois siga os procedimentos da limpeza de rotina.

b) Marcas de Dedos

Remova com um pano macio ou toalha de papel umedecidos em álcool isopropílico (encontrado em farmácias de manipulação) ou solvente orgânico (éter, benzina).
Reduza ao mínimo as chances de uma nova ocorrência, aplicando um polidor doméstico à base de cera ou vaselina líquida sobre a superfície limpa e seca.

c) Rótulos ou Etiquetas

Descole o máximo que puder. Aplique sobre a peça água morna e esfregue com um pano macio. Se o adesivo persistir, seque e esfregue suavemente com álcool ou solvente orgânico. Mas cuidado: nunca raspe a superfície do aço inox com lâminas, espátulas ou abrasivos grossos.

d) Manchas de Ferrugem

Tais manchas, com uma auréola em seu contorno, indicam que algum fragmento de aço comum ficou agarrado à superfície do aço inox.
Com um cotonete embebido em água e ácido nítrico a 10%, faça aplicações tópicas, mantendo o local umedecido durante 20 a 30 minutos, repetindo a operação se necessário.
Manchas mais acentuadas exigirão que se esfregue vigorosamente a superfície manchada com uma pasta feita com abrasivo doméstico fino (sapólios), água e ácido nítrico a 10%, utilizando uma bucha de polimento.
O tratamento com ácido deverá sempre ser seguido de um enxágüe em solução de amônia ou de bicarbonato de sódio e da limpeza de rotina.

e) Manchas Persistentes

Estas manchas exigirão o mesmo procedimento do sub-item anterior. Tenha em mente que esta operação pode comprometer o aspecto visual do produto, devendo ser empregada apenas em último caso.lhante e inalterável.


Como Limpar ?

A limpeza é essencial para obter a máxima resistência à corrosão dos aços inoxidáveis. Lembre-se que o segredo para a limpeza e manutenção está no uso de produtos e procedimentos corretos, bem como no cuidado com que você trata o produto.
Mesmo no caso de sujeiras mais resistentes, experimente começar a limpeza pelo método mais suave.

Seja paciente e repita a operação um número razoável de vezes antes de recorrer a métodos de limpeza mais severos.

a) Limpeza de Rotina

Os melhores produtos para conservar o aço inox são a água, o sabão, os detergentes suaves e neutros e os removedores a base de amônia, diluídos em água morna e aplicados com um pano macio ou uma esponja de náilon. Depois basta enxaguar com bastante água, preferencialmente morna, e secar com um pano macio. A secagem é extremamente importante para evitar o aparecimento de manchas na superfície do produto. Essa limpeza rotineira remove facilmente as sujeiras mais comuns e, seu uso constante, quase sempre remove as sujeiras mais intensas, fazendo com que as manchas da superfície do aço desapareçam completamente.

b) Sujeira Moderada / Manchas Leves

No caso de sujeira moderada, quando a limpeza de rotina não for suficiente, aplique uma mistura feita com gesso ou bicarbonato de sódio, dissolvendo com álcool de uso doméstico, até formar uma pasta. Utilize um pano macio ou uma bucha de náilon para passar essa mistura na superfície do aço inox. Se preferir, use também uma escova de cerdas macias, tomando cuidado para não esfregar - faça-o sempre da maneira mais suave possível, utilizando passadas longas e uniformes, no sentido do acabamento polido, caso houver. Evite esfregar com movimentos circulares.
Depois é só enxaguar com bastante água, preferencialmente morna, e secar com pano macio.

c) Sujeira Intensa / Manchas Acentuadas

Faça uma aplicação de detergente morno ou quente, ou de uma solução de um removedor a base de amônia (removedores caseiros) e água. Se isso não for suficiente para amolecer alimentos queimados ou depósitos carbonizados, recorra a produtos mais agressivos, como removedores a base de soda cáustica empregados na limpeza doméstica. Siga o procedimento indicado para remover sujeira moderada, repita se necessário, e só se a sujeira persistir utilize um método mais severo, como emprego de produtos mais abrasivos tais como os sapólios.

Por fim, enxágüe e siga as etapas da limpeza de rotina.
"

Também descobri que a Tramontina tem uma pasta específica para tirar manchas de inox, que se vende alguns lugares (duro é saber onde...). Isso aqui saiu do site da Tramontina, do FAQ:

"09) para que a panela de aço inox Tramontina fique sempre bonita e com brilho, recomendamos que seja lavada somente com detergente e esponja. A Tramontina desenvolveu ema pasta especial para polir e remover manchas nos produtos de aço inox, que está disponível nos principais pontos-de-venda;"

Agora é testar essa química toda e depois avisar a companheirada se o escapamento ficou uma jóia... ou se derreteu... tongue tongue tongue tongue tongue

Abração! cheers
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.cferrarezi.com
Ferrarezi
Moderador
Ferrarezi


Mensagens : 1203
Data de inscrição : 24/08/2009
Idade : 56
Localização : Ferrarezi

Químicos de plantão, me ajudem a polir o escapamento. - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Químicos de plantão, me ajudem a polir o escapamento.   Químicos de plantão, me ajudem a polir o escapamento. - Página 3 EmptyQui 22 Abr - 21:12

Nairo 955 escreveu:
Pessoal,

com o escapamento fora da moto, estou tentando dar aquele trato nos tubos deixando bem polidinho.

O escapamento da Tiger é de aço inox e existem algumas manchas que não saem fácilmente.

Pergunta aos químicos: Tem algum produto que tire as manchas do inox e ainda dê aquele brilho?

Li por aí que o acido muriático diluído em água faria isso. Será?

Alguma dica?

Químicos de plantão, me ajudem a polir o escapamento. - Página 3 Icon_cheers

Já falei que minha mulher tira as manchas das panelas de inox dela com vinagre, deixando de molho... Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Vinagre tem ácido muriático??? scratch scratch scratch scratch scratch scratch
Experimenta dobrar o escapamento em 4 partes e deixar de molho numa bacia com vinagre uns 15 dias. Deve sair as manchas... What a Face What a Face What a Face What a Face What a Face What a Face What a Face What a Face What a Face What a Face
Se não der certo e se descobrir alguma coisa melhor, me escreve que eu também quero tirar as manchas do meu... pirat pirat pirat pirat pirat pirat
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.cferrarezi.com
Nairo 1050
Admin
Nairo 1050


Mensagens : 1239
Data de inscrição : 21/04/2009
Idade : 58
Localização : São Paulo

Químicos de plantão, me ajudem a polir o escapamento. - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Químicos de plantão, me ajudem a polir o escapamento.   Químicos de plantão, me ajudem a polir o escapamento. - Página 3 EmptyQui 22 Abr - 19:12

Pessoal,

com o escapamento fora da moto, estou tentando dar aquele trato nos tubos deixando bem polidinho.

O escapamento da Tiger é de aço inox e existem algumas manchas que não saem fácilmente.

Pergunta aos químicos: Tem algum produto que tire as manchas do inox e ainda dê aquele brilho?

Li por aí que o acido muriático diluído em água faria isso. Será?

Alguma dica?

Químicos de plantão, me ajudem a polir o escapamento. - Página 3 Icon_cheers
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Químicos de plantão, me ajudem a polir o escapamento. - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Químicos de plantão, me ajudem a polir o escapamento.   Químicos de plantão, me ajudem a polir o escapamento. - Página 3 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Químicos de plantão, me ajudem a polir o escapamento.
Ir para o topo 
Página 3 de 3Ir à página : Anterior  1, 2, 3
 Tópicos semelhantes
-
» Escapamento 955i
» Restauracao de escapamento
» capa do escapamento
»  Vendo escapamento (ponteira) esportivo original Triumph 955i

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Tiger Club Brasil :: DICAS E UTILIDADES EM GERAL SOBRE A TIGER-
Ir para: