Tiger Club Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Site para motociclistas proprietários da moto modelo Tiger da Triumph
 
RegistarInícioPortalÚltimas imagensProcurarEntrar

 

 Regulagem de pré-carga e retorno do amortecedor da 955i

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
brito

brito


Mensagens : 247
Data de inscrição : 28/01/2009
Idade : 62
Localização : Belo Horizonte

Regulagem de pré-carga e retorno do amortecedor da 955i Empty
MensagemAssunto: Re: Regulagem de pré-carga e retorno do amortecedor da 955i   Regulagem de pré-carga e retorno do amortecedor da 955i EmptyTer 6 Mar - 12:47

Ferrarezi escreveu:
brito escreveu:
RMirarchi escreveu:
brito escreveu:
RMirarchi escreveu:
Ferrarezi, testei esta regulagem na estrada com a patroa (3 cliques e posição 5) e realmente ficou show! Regulagem de pré-carga e retorno do amortecedor da 955i 883276 Parecia que estávamos andando de Landau, uma delícia!...... Regulagem de pré-carga e retorno do amortecedor da 955i 956216 Regulagem de pré-carga e retorno do amortecedor da 955i 956216 Regulagem de pré-carga e retorno do amortecedor da 955i 956216

Brito, mas você fez estas 2 pilotagens (com a patroa e solo na terra) com a mesma regulagem?
,
Regulagem de pré-carga e retorno do amortecedor da 955i 883276

Brito,
Nãosei se tem o manual da moto, mas só pra lembrar:
- a regulagem da pressão da moto fica debaixo do banco, no bujãozinho que se liga ao amortecedor (se usa uma chave de boca nº 10);
- a regulagem do retorno do amortecedor é feita em um parafusinho que fica no pé do amortecedor, lá embaixo, perto da balança traseira (se usa uma chave de fenda).

Ferrarezi tenho o manual sim, coloquei na regulagem 3 e 5 ficou joia. Regulagem de pré-carga e retorno do amortecedor da 955i 883276
Rogerio junta a turma ai para tomarmos uma gelada entre Sao paulo e BH, sao 300 km pra ca e 300 pra la. Regulagem de pré-carga e retorno do amortecedor da 955i 956216 Regulagem de pré-carga e retorno do amortecedor da 955i 956216 Regulagem de pré-carga e retorno do amortecedor da 955i 956216 Regulagem de pré-carga e retorno do amortecedor da 955i 956216
Ir para o topo Ir para baixo
Ferrarezi
Moderador
Ferrarezi


Mensagens : 1203
Data de inscrição : 24/08/2009
Idade : 56
Localização : Ferrarezi

Regulagem de pré-carga e retorno do amortecedor da 955i Empty
MensagemAssunto: Re: Regulagem de pré-carga e retorno do amortecedor da 955i   Regulagem de pré-carga e retorno do amortecedor da 955i EmptyTer 6 Mar - 8:38

brito escreveu:
RMirarchi escreveu:
brito escreveu:
RMirarchi escreveu:
Ferrarezi, testei esta regulagem na estrada com a patroa (3 cliques e posição 5) e realmente ficou show! Regulagem de pré-carga e retorno do amortecedor da 955i 883276 Parecia que estávamos andando de Landau, uma delícia!...... Regulagem de pré-carga e retorno do amortecedor da 955i 956216 Regulagem de pré-carga e retorno do amortecedor da 955i 956216 Regulagem de pré-carga e retorno do amortecedor da 955i 956216

Quando ando com minha mulher acho que a moto fica muito boa, mas quando ando sozinho principalmente em estrada de chao, acho que ela fica muito perigosa a traseira pula demais, fica ate perigosa.
Fui a um sitio de um amigo e tomei aquele susto na terra affraid

Brito, mas você fez estas 2 pilotagens (com a patroa e solo na terra) com a mesma regulagem?
,

Rogerio nao foi nao, com a minha esposa fui so no asfalto, fica bacana, e sozinho fui na terra, ai ficou perigoso. Amanha mesmo vou dar uma olhada nesta regulagem, depois falo aqui. okj Regulagem de pré-carga e retorno do amortecedor da 955i 883276

Brito,
Nãosei se tem o manual da moto, mas só pra lembrar:
- a regulagem da pressão da moto fica debaixo do banco, no bujãozinho que se liga ao amortecedor (se usa uma chave de boca nº 10);
- a regulagem do retorno do amortecedor é feita em um parafusinho que fica no pé do amortecedor, lá embaixo, perto da balança traseira (se usa uma chave de fenda).

Toda vez que você for fazer uma viagem um pouco mais longa ou um passeio em pisos tão diferentes, tem que regular isso. Pelo que parece, sua moto está com a pressão da mola muito alta eo retorno bem lento, por isso pulou como cabrita na terra. Isso é fácil de arrumar: você não gasta mais do que 3 minutos pra arrumar as duas regulagens).

Abraço, Regulagem de pré-carga e retorno do amortecedor da 955i 883276
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.cferrarezi.com
brito

brito


Mensagens : 247
Data de inscrição : 28/01/2009
Idade : 62
Localização : Belo Horizonte

Regulagem de pré-carga e retorno do amortecedor da 955i Empty
MensagemAssunto: Re: Regulagem de pré-carga e retorno do amortecedor da 955i   Regulagem de pré-carga e retorno do amortecedor da 955i EmptySeg 5 Mar - 22:46

RMirarchi escreveu:
brito escreveu:
RMirarchi escreveu:
Ferrarezi, testei esta regulagem na estrada com a patroa (3 cliques e posição 5) e realmente ficou show! Regulagem de pré-carga e retorno do amortecedor da 955i 883276 Parecia que estávamos andando de Landau, uma delícia!...... Regulagem de pré-carga e retorno do amortecedor da 955i 956216 Regulagem de pré-carga e retorno do amortecedor da 955i 956216 Regulagem de pré-carga e retorno do amortecedor da 955i 956216

Quando ando com minha mulher acho que a moto fica muito boa, mas quando ando sozinho principalmente em estrada de chao, acho que ela fica muito perigosa a traseira pula demais, fica ate perigosa.
Fui a um sitio de um amigo e tomei aquele susto na terra affraid

Brito, mas você fez estas 2 pilotagens (com a patroa e solo na terra) com a mesma regulagem?
,

Rogerio nao foi nao, com a minha esposa fui so no asfalto, fica bacana, e sozinho fui na terra, ai ficou perigoso. Amanha mesmo vou dar uma olhada nesta regulagem, depois falo aqui. okj Regulagem de pré-carga e retorno do amortecedor da 955i 883276
Ir para o topo Ir para baixo
Mirarchi_955
Admin
Mirarchi_955


Mensagens : 838
Data de inscrição : 06/06/2011
Idade : 49
Localização : São Paulo

Regulagem de pré-carga e retorno do amortecedor da 955i Empty
MensagemAssunto: Re: Regulagem de pré-carga e retorno do amortecedor da 955i   Regulagem de pré-carga e retorno do amortecedor da 955i EmptySeg 5 Mar - 18:46

brito escreveu:
RMirarchi escreveu:
Ferrarezi, testei esta regulagem na estrada com a patroa (3 cliques e posição 5) e realmente ficou show! Regulagem de pré-carga e retorno do amortecedor da 955i 883276 Parecia que estávamos andando de Landau, uma delícia!...... Regulagem de pré-carga e retorno do amortecedor da 955i 956216 Regulagem de pré-carga e retorno do amortecedor da 955i 956216 Regulagem de pré-carga e retorno do amortecedor da 955i 956216

Quando ando com minha mulher acho que a moto fica muito boa, mas quando ando sozinho principalmente em estrada de chao, acho que ela fica muito perigosa a traseira pula demais, fica ate perigosa.
Fui a um sitio de um amigo e tomei aquele susto na terra affraid

Brito, mas você fez estas 2 pilotagens (com a patroa e solo na terra) com a mesma regulagem?
Ir para o topo Ir para baixo
brito

brito


Mensagens : 247
Data de inscrição : 28/01/2009
Idade : 62
Localização : Belo Horizonte

Regulagem de pré-carga e retorno do amortecedor da 955i Empty
MensagemAssunto: Re: Regulagem de pré-carga e retorno do amortecedor da 955i   Regulagem de pré-carga e retorno do amortecedor da 955i EmptySeg 5 Mar - 16:53

RMirarchi escreveu:
Ferrarezi, testei esta regulagem na estrada com a patroa (3 cliques e posição 5) e realmente ficou show! Regulagem de pré-carga e retorno do amortecedor da 955i 883276 Parecia que estávamos andando de Landau, uma delícia!...... Regulagem de pré-carga e retorno do amortecedor da 955i 956216 Regulagem de pré-carga e retorno do amortecedor da 955i 956216 Regulagem de pré-carga e retorno do amortecedor da 955i 956216

Quando ando com minha mulher acho que a moto fica muito boa, mas quando ando sozinho principalmente em estrada de chao, acho que ela fica muito perigosa a traseira pula demais, fica ate perigosa.
Fui a um sitio de um amigo e tomei aquele susto na terra affraid
Ir para o topo Ir para baixo
Mirarchi_955
Admin
Mirarchi_955


Mensagens : 838
Data de inscrição : 06/06/2011
Idade : 49
Localização : São Paulo

Regulagem de pré-carga e retorno do amortecedor da 955i Empty
MensagemAssunto: Re: Regulagem de pré-carga e retorno do amortecedor da 955i   Regulagem de pré-carga e retorno do amortecedor da 955i EmptySex 1 Jul - 14:17

Ferrarezi, testei esta regulagem na estrada com a patroa (3 cliques e posição 5) e realmente ficou show! Regulagem de pré-carga e retorno do amortecedor da 955i 883276 Parecia que estávamos andando de Landau, uma delícia!...... Regulagem de pré-carga e retorno do amortecedor da 955i 956216 Regulagem de pré-carga e retorno do amortecedor da 955i 956216 Regulagem de pré-carga e retorno do amortecedor da 955i 956216
Ir para o topo Ir para baixo
Ferrarezi
Moderador
Ferrarezi


Mensagens : 1203
Data de inscrição : 24/08/2009
Idade : 56
Localização : Ferrarezi

Regulagem de pré-carga e retorno do amortecedor da 955i Empty
MensagemAssunto: Re: Regulagem de pré-carga e retorno do amortecedor da 955i   Regulagem de pré-carga e retorno do amortecedor da 955i EmptySeg 10 maio - 21:38

Nairo 955 escreveu:
Parabéns Ferrarezi, muito bom este tipo de contribuição ao Fórum.

O importante é retornar a posição original para apenas o Piloto.

Isso é que é usar a moto na sua plenitude.

Próximo passo é conhecer o motor por dentro. [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Motor por dentro??? affraid affraid affraid affraid affraid affraid
Sou muito cagão pra isso... essa eu deixo pros mecânicos de plantão.... Regulagem de pré-carga e retorno do amortecedor da 955i 883276 Regulagem de pré-carga e retorno do amortecedor da 955i 883276 Regulagem de pré-carga e retorno do amortecedor da 955i 883276 Regulagem de pré-carga e retorno do amortecedor da 955i 883276 Regulagem de pré-carga e retorno do amortecedor da 955i 883276 Regulagem de pré-carga e retorno do amortecedor da 955i 883276
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.cferrarezi.com
Nairo 1050
Admin
Nairo 1050


Mensagens : 1239
Data de inscrição : 21/04/2009
Idade : 58
Localização : São Paulo

Regulagem de pré-carga e retorno do amortecedor da 955i Empty
MensagemAssunto: Re: Regulagem de pré-carga e retorno do amortecedor da 955i   Regulagem de pré-carga e retorno do amortecedor da 955i EmptySeg 10 maio - 12:26

Parabéns Ferrarezi, muito bom este tipo de contribuição ao Fórum.

O importante é retornar a posição original para apenas o Piloto.

Isso é que é usar a moto na sua plenitude.

Próximo passo é conhecer o motor por dentro. [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
Ferrarezi
Moderador
Ferrarezi


Mensagens : 1203
Data de inscrição : 24/08/2009
Idade : 56
Localização : Ferrarezi

Regulagem de pré-carga e retorno do amortecedor da 955i Empty
MensagemAssunto: Re: Regulagem de pré-carga e retorno do amortecedor da 955i   Regulagem de pré-carga e retorno do amortecedor da 955i EmptyDom 9 maio - 22:30

Bem, pessoal, na voltinha que dei com a patroa até Rio Branco (coloquei lá no tópicom e passeios e encontros), usei pré-carga na posição 5 e retorno com 3 cliques a partir da posição "fechada". Ficou espetacular! Realmente ótima!
Agora vou retornar pras posições normais de uso diário: pré-carga 3 e 6 cliques a partir da posição "fechada".
Abraço,
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.cferrarezi.com
Nairo 1050
Admin
Nairo 1050


Mensagens : 1239
Data de inscrição : 21/04/2009
Idade : 58
Localização : São Paulo

Regulagem de pré-carga e retorno do amortecedor da 955i Empty
MensagemAssunto: Re: Regulagem de pré-carga e retorno do amortecedor da 955i   Regulagem de pré-carga e retorno do amortecedor da 955i EmptyQua 5 maio - 11:11

Ferrarezi,

Até tem a ver o que a fábrica explica no manual.

A intenção seria proporcionar o mesmo nível de conforto e estabilidade na moto de acordo com o peso do conjunto (piloto+garupa+bagagens)

Na prática poucos são aqueles que seguem isso à risca.

Não condeno quem faça, mas é preciso tomar certas precauções, pois imagine a situação que você vai viajar com esposa e bagagens, nesta configuração sua tendência é dar a máxima pré-carga na mola e deixar o amortecimento no máximo.

Aí você volta de viagem e esquece de mexer nisso e vai fazer outra viagem ou passeio sozinho. nesta condição a moto vai ficar dura e com comportamento diferente daquele com garupa e bagagens, podendo até tornar a estabilidade perigosa.

Eu prefiro a suspensão mais firme, pois considero mais segura nos casos de curvas acentuadas e saídas de curva, mas essa é a minha preferência, outros podem preferir maior conforto e deixar o conjunto mais macio.

Acho que na dúvida sempre siga as recomendações do fabricante, principalmente aqueles cuja estatura fica no limite para alcançar os pés no chão com segurança (desculpe os baixinhos) e acaba tendo que andar na moto com regulagem inadequada.

Tomem muito cuidado com isso... comprem um saltinho carrapeta... [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
Ferrarezi
Moderador
Ferrarezi


Mensagens : 1203
Data de inscrição : 24/08/2009
Idade : 56
Localização : Ferrarezi

Regulagem de pré-carga e retorno do amortecedor da 955i Empty
MensagemAssunto: Re: Regulagem de pré-carga e retorno do amortecedor da 955i   Regulagem de pré-carga e retorno do amortecedor da 955i EmptyQua 5 maio - 9:22

Nairo 955 escreveu:
Ferrarezi,

o parafuso inferior do amortecedor vai ãtuar no grau de amortecimento tanto na compressão quanto na distensão.
o conceito dos cliques são válidos, sendo assim, girando o parafuso no sentido horário até o último clique você vai ter o máximo amortecimento e girando no sentido anti-horário o mínimo amortecimento. Normalmente girasse até o final em anti-horário (minimo amortecimento) e começa a contar os cliques girando em sentido horário.

O conceito de amortecimento não teria uma relação direta com a pilotagem ser apenas o piloto, piloto+garupa, etc e sim em tornar a suspensão mais firme ou macia, que varia de acordo com o gosto do piloto e forma de pilotagem.

Para mim (1,90 m e 90kg) a pré-carga na posição 4 e os cliques na posição 6, mas cada um vai fazendo experiência e encontra a melhor regulagem

cheers

Não sei se você olhou no manual de fábrica da moto, onde tem uma tabelinha de regulagem. Lá, eles vinculam a carga levada à pré-carga (óbvio) e ao amortecimento. Fica algo assim (Tô fazendo de memória... pode ser um pouco diferente lá):

1. Só piloto - PC=2 Am=6
2. Piloto e garupa - PC=3 Am=5
3. Carga total - PC=5 Am=3

Ou seja, eles criam esse vínculo, que eu entendia que não tinha nada a ver, como você explicou. Daí a novela... Por isso perguntei se alguém já tinha experimentado outras regulagens. scratch scratch scratch scratch scratch scratch
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.cferrarezi.com
Nairo 1050
Admin
Nairo 1050


Mensagens : 1239
Data de inscrição : 21/04/2009
Idade : 58
Localização : São Paulo

Regulagem de pré-carga e retorno do amortecedor da 955i Empty
MensagemAssunto: Re: Regulagem de pré-carga e retorno do amortecedor da 955i   Regulagem de pré-carga e retorno do amortecedor da 955i EmptyTer 4 maio - 22:43

Ferrarezi,

o parafuso inferior do amortecedor vai ãtuar no grau de amortecimento tanto na compressão quanto na distensão.
o conceito dos cliques são válidos, sendo assim, girando o parafuso no sentido horário até o último clique você vai ter o máximo amortecimento e girando no sentido anti-horário o mínimo amortecimento. Normalmente girasse até o final em anti-horário (minimo amortecimento) e começa a contar os cliques girando em sentido horário.

O conceito de amortecimento não teria uma relação direta com a pilotagem ser apenas o piloto, piloto+garupa, etc e sim em tornar a suspensão mais firme ou macia, que varia de acordo com o gosto do piloto e forma de pilotagem.

Para mim (1,90 m e 90kg) a pré-carga na posição 4 e os cliques na posição 6, mas cada um vai fazendo experiência e encontra a melhor regulagem

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
Ferrarezi
Moderador
Ferrarezi


Mensagens : 1203
Data de inscrição : 24/08/2009
Idade : 56
Localização : Ferrarezi

Regulagem de pré-carga e retorno do amortecedor da 955i Empty
MensagemAssunto: Regulagem de pré-carga e retorno do amortecedor da 955i   Regulagem de pré-carga e retorno do amortecedor da 955i EmptyTer 4 maio - 21:08

Olá, companheirada!

A Tiger 955i tem regulagem de pré-carga da mola (embaixo do banco, de 1 a 5) e do retorno do amortecedor, lá embaixo, um parafusinho esquisito no "pé" do amortecedor.
Pois bem. O fato é que a regulagem da pré-carga é fácil e bem explicada no Manual. Pega-se uma chave e, conforme o peso colocado na moto gira-se a tampa da mola até a marca ficar de 1 a 5. Mais carga, mais pressão. Ponto final e funciona muito bem.
Já o tal retorno, esse sim é uma novela. O manual diz que a regulagem tem 6 voltas a partir da pressão máxima (totalmente fechado). Mas, quando se vira o parafuso, só tem 4 voltas e 8 cliques (o manual não fala de cliques). Além disso, não há qualquer marca no parafuso que indique volta. Além disso, o texto do manual deve ter sido traduzido do inglês pelo Google Tradutor e não é pior por falta de linhas. Se tivesse mais linhas, seria ainda pior. Como só tenho o manual em português, não sei o que o inglês diz. Aí, a gente tem que adivinhar... O fato é que haveria três regulagens padronizadas de retorno, segundo o manual da minha moto:

1. só o piloto - aberto em 6 voltas
2. piloto e passageiro - aberto em 5 voltas
3. carga total - aberto em 3 voltas

Considerando que não há seis voltas, mas 8 cliques, acho que isso teria que ficar mais ou menos assim:

1. só o piloto - aberto em 8 cliques
2. piloto e passageiro - aberto em 6 ou 7 cliques
3. carga total - aberto em 4 cliques

Alguém aí já fez alguma experiência nesse sentido? Se fez, que tal compartilhar aqui?
Abraço,
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.cferrarezi.com
Conteúdo patrocinado





Regulagem de pré-carga e retorno do amortecedor da 955i Empty
MensagemAssunto: Re: Regulagem de pré-carga e retorno do amortecedor da 955i   Regulagem de pré-carga e retorno do amortecedor da 955i Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Regulagem de pré-carga e retorno do amortecedor da 955i
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Acesso à regulagem dos faróis 955i
» Amortecedor foi embora !!!!!!!!!
» RETENTOR AMORTECEDOR
» Conector da mangueira de retorno
» Regulagem dos carburadores

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Tiger Club Brasil :: Tiger 955i :: Freio, Suspensão, Pneus-
Ir para: