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 Regulagem dos carburadores

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Intercept
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Adelson_AL

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MensagemAssunto: Re: Regulagem dos carburadores   Regulagem dos carburadores EmptyQui 23 maio - 15:42

Show de bola esse tópico.
Não verifiquei absolutamente nada em minha moto mais percebo uma leve falha na baixa e média aceleração, talvez seja a necessidade de equalizar as três boquinhas dela.

Parabéns a turma pelo grande conhecimento e quando crescer no mundo Tiger quero ser assim como vocês.
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MensagemAssunto: Re: Regulagem dos carburadores   Regulagem dos carburadores EmptyQui 24 Mar - 6:25

A opção do multimetro e a vais barata, na minha opinião!
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Guilherme

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MensagemAssunto: Re: Regulagem dos carburadores   Regulagem dos carburadores EmptyQua 23 Mar - 22:02

Pelegrino, achei um artigo interessante na internet e achei que vale a pena dar uma olhada nos sites...
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] fazendo teste com multimetro e
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] como montar um scaner ...
Sds
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MensagemAssunto: Re: Regulagem dos carburadores   Regulagem dos carburadores EmptyQua 23 Mar - 17:19

Sabe a linha fiat economi ele tem um mostrador no painel que nada maus e do que um hallmeter, não conheço muito estes produtos, mas já estive pensando em instalar um destes na moto!

Agora continuo achando que o local ideal para fazer a instalação da sonda e na entrada do Escapamento onde tem aqueles patacudos, tenho a impressão que ali elas vão trabalhar com uma temperatura mais adequada e uma mistura mais apurada da saída do cilindro! Acho que procurando uma sonda pequena esta deve dar ali e aí e só instalar um hallmeter e fazer o ajuste no carburador!
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MensagemAssunto: Re: Regulagem dos carburadores   Regulagem dos carburadores EmptyQua 23 Mar - 16:33


Pelegrino,

Você conhece estes dois produtos abaixo:
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O que vc acha ? os preços parecem serem interessantes, mas não sei a confiabilidade, e o custo da sonda ??
Será que vale a pena ??
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MensagemAssunto: Re: Regulagem dos carburadores   Regulagem dos carburadores EmptyQua 23 Mar - 12:15

Guilherme escreveu:
Fala Pelegrino,

Na verdade desmontei mesmo. Sem dó ... mas esta "zona" aí não é a minha casa e nem a minha moto não .... Laughing Laughing Laughing
Esta foto eu achei na internet, e postei pois dá bem a noção da comunicação entre os escapamentos. kkk....
Aproveitando, o que você acha deste analizador MX ?? Será que vale apena 400 + 70 + flange ??

Abração

Acho que e um instrumento para ajudar na regularem do carburador, deixando a coisa um pouco mais visível! Pois do contrário e aquela coisa de ficar olhando queima da vela, etc, etc!!!
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MensagemAssunto: Re: Regulagem dos carburadores   Regulagem dos carburadores EmptyQua 23 Mar - 9:41

Fala Pelegrino,

Na verdade desmontei mesmo. Sem dó ... mas esta "zona" aí não é a minha casa e nem a minha moto não .... Laughing Laughing Laughing
Esta foto eu achei na internet, e postei pois dá bem a noção da comunicação entre os escapamentos. kkk....
Aproveitando, o que você acha deste analizador MX ?? Será que vale apena 400 + 70 + flange ??

Abração
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MensagemAssunto: Re: Regulagem dos carburadores   Regulagem dos carburadores EmptyTer 22 Mar - 19:14

Guilherme escreveu:
Olá Intercept ,

Estou ressuscitanto este tópico aqui, pois no meu caso como o do Pelegrino e tenho certeza de outros mais, a moto é carburada 900 cc... e seria interessante para nós otimizarmos a curva de rendimento dela nas três faixas de trabalho (baixa, méda e alta) como vc mesmo descreveu atrás.
Hoje o que fazemos é bem de ouvido mesmo... tendo como base o vacuômetro, para sincronizar os três carburadores.... e o parafuso de entrada de "ar"...com um numero de voltas padrão .. ex.: 2 1/2 em cada...conforme manual Haynes .. etc..
Você comentou acima que o que precisaríamos para esta otimização da curva de potência x desempenho, seria o módulo do Analisador MX Tuning Pro mais a sonda.
- Minhas perguntas no momento seriam:
1) Existe alguma distancia padrão para se instalar esta sonda ? Pergunto isto pois o escapamento da tiger 900 se une em baixo do carter, em uma espécie de bypass de equilíbrio de pressão entre os dois canos talvez ??. ... veja esquema abaixo.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Poderia se colocar a flange com a sonda próximo à esta união ?

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

2) Se for possivel, este analizador ficaria permanente na moto ?
3) você teria o modelo desta sonda ? pois as que achei pela internet para ter uma idéia de valores, estão bem acima de 70,00... você forneceria esta sonda juntamente com o módulo??
4) As regulagens com este módulo seriam somente nos carburadores ?? ou no sensor da ignição também ?? avançar o ponto .. etc ..
Abração

Guilherme


Guilherme você depenou mesmo a coitada em!!

Na reforma que fiz na minha eu acabei cortando esta ponte entre os escapamentos, a minha ja estava amassada e aquilo ali é o que bate no chão!! Não senti muita diferença na moto não mas o barulho mudou um pouco, agora ficou parecendo um maveric mesmo!!!
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MensagemAssunto: Re: Regulagem dos carburadores   Regulagem dos carburadores EmptyTer 22 Mar - 17:21

Olá Intercept ,

Estou ressuscitanto este tópico aqui, pois no meu caso como o do Pelegrino e tenho certeza de outros mais, a moto é carburada 900 cc... e seria interessante para nós otimizarmos a curva de rendimento dela nas três faixas de trabalho (baixa, méda e alta) como vc mesmo descreveu atrás.
Hoje o que fazemos é bem de ouvido mesmo... tendo como base o vacuômetro, para sincronizar os três carburadores.... e o parafuso de entrada de "ar"...com um numero de voltas padrão .. ex.: 2 1/2 em cada...conforme manual Haynes .. etc..
Você comentou acima que o que precisaríamos para esta otimização da curva de potência x desempenho, seria o módulo do Analisador MX Tuning Pro mais a sonda.
- Minhas perguntas no momento seriam:
1) Existe alguma distancia padrão para se instalar esta sonda ? Pergunto isto pois o escapamento da tiger 900 se une em baixo do carter, em uma espécie de bypass de equilíbrio de pressão entre os dois canos talvez ??. ... veja esquema abaixo.
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Poderia se colocar a flange com a sonda próximo à esta união ?

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2) Se for possivel, este analizador ficaria permanente na moto ?
3) você teria o modelo desta sonda ? pois as que achei pela internet para ter uma idéia de valores, estão bem acima de 70,00... você forneceria esta sonda juntamente com o módulo??
4) As regulagens com este módulo seriam somente nos carburadores ?? ou no sensor da ignição também ?? avançar o ponto .. etc ..
Abração

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MensagemAssunto: Re: Regulagem dos carburadores   Regulagem dos carburadores EmptySáb 15 maio - 18:17

Oi Pelingrino!
Se a moto tem 3 escapes completamente individuais é melhor esquecer a idéia de ter um analisador permanente na moto. Ou só se colocar um escape 3 x 1. Ou então instalar 3 Sondas, 1 Analisador e chavear a entrada de sinal...cada hora vc vê a mistura de 1 cilindro.
Ou ainda ter um Analisador completo, de Oficina, para ser colocado em cada ponteira e acertar os 3 carburadores, um de cada vez.
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MensagemAssunto: Re: Regulagem dos carburadores   Regulagem dos carburadores EmptyQui 13 maio - 6:05

Intercept escreveu:
Na minha empresa fabricamos vários produtos para motos injetadas, mas Analisador serve em qualquer uma.
Os Analisadores que vendo são equipamentos de oficina, pois o cara vai usar em 200 motos por dia se precisar. Pra consumidor, vc ter na sua moto e monitorar a regualgem o tempo todo, como vc pilota, se economicamente ou não, ver a qualidade do combustível abastecido e até ajudar os mecânicos a regularem sua moto quando vc levar na oficina vc pode adquirir só o módulo do Analisador MX Tuning Pro. Seria este equipamento sem o Suporte e a Sonda, fica por R$450,00 + frete.
Obs- Nós não oferemos o Analisador nesta modalidade sem Suporte e Sonda....só o equipamento completo. Mas já estou abrindo uma possibilidade de ajudar quem precisa.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Se vc for instalar numa carburada é necessário comprar uma Sonda (R$70,00), mandar fazer uma pequena Flange num torneiro e soldá-la no escape (R$20,00 ou R$30,00). Depois é só colocar a Sonda e fazer a ligação com o MX Tuning. Eu passo todas as informações sobre a flange, a Sonda a ser comprada e a ligação com o MX Tuning. O equipamento tem manual completo com as informações que vc precisa pra saber como está a mistura em todas as fases do motor.

Se for numa injetada é tranquilo, acho que todas tem Sonda original...é só instalar e fazer a ligação.

Pra conhecer todos os produtos da Powerchip é direto no Menú, aqui:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Intercept o mecanico sou eu mesmo!!

Se for para fazer errado prefiro fazer eu mesmo do que levar nos mecanicos aqqui de BH!! Rsrsrsrsr!!! Brincadeira tem gente boa de serviço aqui e que eu gosto de mecher mesmo!!

Vamos la, este equipamento e ligado admição ou na saida do escape?

Na Tiger 900 são três saidas de escapamentos diferentes, três carburadores diferentes, os quais necessitam ser ajustados igualmente. Vai precisar de três flange?

Da para financiar este equipamento e varias prestações?

Membros do Tiger Club Brasil, tem disconto especial?
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MensagemAssunto: Re: Regulagem dos carburadores   Regulagem dos carburadores EmptyQua 12 maio - 21:30

Nairo 955 escreveu:
Hehe Intercept, muuuuuuuito bom.

Agora você deu um banho de conhecimento em mecânica de motos.

Bem explicado e didático.

Muito bom ter você conosco neste fórum e contribua a vontade com seu conhecimento.

Aí Ferrarezi e Pelingrino, já tô passando o bastão.... [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

No máximo, aceitamos passar você para o cargo de "Master Free Consulter Senior"... pirat pirat pirat pirat pirat Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy
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MensagemAssunto: Re: Regulagem dos carburadores   Regulagem dos carburadores EmptyQua 12 maio - 15:17

Na minha empresa fabricamos vários produtos para motos injetadas, mas Analisador serve em qualquer uma.
Os Analisadores que vendo são equipamentos de oficina, pois o cara vai usar em 200 motos por dia se precisar. Pra consumidor, vc ter na sua moto e monitorar a regualgem o tempo todo, como vc pilota, se economicamente ou não, ver a qualidade do combustível abastecido e até ajudar os mecânicos a regularem sua moto quando vc levar na oficina vc pode adquirir só o módulo do Analisador MX Tuning Pro. Seria este equipamento sem o Suporte e a Sonda, fica por R$450,00 + frete.
Obs- Nós não oferemos o Analisador nesta modalidade sem Suporte e Sonda....só o equipamento completo. Mas já estou abrindo uma possibilidade de ajudar quem precisa.
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Se vc for instalar numa carburada é necessário comprar uma Sonda (R$70,00), mandar fazer uma pequena Flange num torneiro e soldá-la no escape (R$20,00 ou R$30,00). Depois é só colocar a Sonda e fazer a ligação com o MX Tuning. Eu passo todas as informações sobre a flange, a Sonda a ser comprada e a ligação com o MX Tuning. O equipamento tem manual completo com as informações que vc precisa pra saber como está a mistura em todas as fases do motor.

Se for numa injetada é tranquilo, acho que todas tem Sonda original...é só instalar e fazer a ligação.

Pra conhecer todos os produtos da Powerchip é direto no Menú, aqui:
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MensagemAssunto: Re: Regulagem dos carburadores   Regulagem dos carburadores EmptyQua 12 maio - 12:41

Hehe Intercept, muuuuuuuito bom.

Agora você deu um banho de conhecimento em mecânica de motos.

Bem explicado e didático.

Muito bom ter você conosco neste fórum e contribua a vontade com seu conhecimento.

Aí Ferrarezi e Pelingrino, já tô passando o bastão.... [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
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MensagemAssunto: Re: Regulagem dos carburadores   Regulagem dos carburadores EmptyQua 12 maio - 12:37

Quanto custa e onde acho um analisador de mistura?
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MensagemAssunto: Sobre carburadores   Regulagem dos carburadores EmptyQua 12 maio - 12:14

Oi pessoal, sou especialista em Injeção eletrônica de motos, mas antes disso, à 30 anos atrás já trabalhava com os carburadores. Por isso vou dar umas dicas também sobre a velha forma de alimentação do motor. Por incrível que pareça o carburador ainda é mistério pra muitos mecânicos...o que não deveria ser, pois um profissional (que vive da profissão) deve ter conhecimento total com o que trabalha.

Um carburador controla a alimentação do motor dividido em 4 fases:
1) Lenta ou Baixa rotação
2) Média
3) Alta
4) Aceleração rápida


A fase 1 é controlada pelo Giclê de Baixa e Parafuso de Mistura...Esta regulagem atua em marcha lenta e até 1/8 de acelerador. Quem estava com problemas na baixa, até 2000 ou 3000RPM deve ajustar a mistura nestes componentes. Primeiro se regula a quantidade pelo parafuso.....mas pode ser necessário trocar o gliclê por um maior ou menor, conforme a necessidade de ajuste..O Giclê é que determina a quantidade máxima de combustível para esta fase.
(Diga-se de passagem que este parafuro regula a quantidade de gasolina e não de ar como os mecânicos dizem...."dei 2 voltas no ar"....totalmente enganados...carburadores com parafuso de mistura do ar são os de motos 2 tempos...ele inclusive está em posição bem diferente...atrás do corpo do pistonete, no alto e a ponta dele é arredondada bem grossa...no carburador de 4 tempos está em baixo, na Cuba, diretamente ligado a passagem do giclê de baixa) ele tem ponta fina, tipo agulha que inclusive fica corroída com o tempo pelo fluxo constante de gasolina...vc já viu ar corroer metal?)
Sobre regulagem de Bóia:Mas como a ssunto envolvei Bóia e deram como sugestão colocar um calço vou explicar tb sobre isso. A Bóia deve ficar na altura padrão, nem alta e nem baixa. Se fica baixa dá falta de combustível em alta...se tá alta dá excesso em baixa...portanto, no padrão, vai ficar tudo perfeito. Quando o carburador foi fabricado e vem de fábrica zerado ele vem com bóia no padrão e funciona tudo redondo, certo?
Portanto acredito que no caso desta moto embolando em baixa deveria ser excesso ou falta por uma regulagem mal feita no Parafuso de baixa ou até mesmo um Giclê fora....e é aí que se deve corrigir o problema, não fazendo Gambiarra com a Bóia!

Média - A fase média é comandada pela Regulagem da altura agulha e pelo Giclê principal (de alta). A Agulha tem ângulos precisamente feitos para liberar combustível que vem do Giclê de alta passando pelo Difusor. Se a agulha está alta, vc tem uma quantidade de combustível maior numa fase de aceleração menor, o que provoca excesso. Se está baixa é exatamente o contrário....e ainda tem que se levar em consideração o diâmetro do Giclê de Alta...pois é ele que controla a vazão máxima de combustível. Giclê perfeito e agulha na posição correta = funcionamento ótimo em média....e na transição de média pra alta...esta fase dura até aproximadamente 70% do acelerador.

Alta - aquí somente o Giclê de Alta é reponsável pela quantidade de combustível exata quando se tem acelerador com 100% de abertura ou a partir de 75%. Um Giclê de Alta grande demais provoca execesso e pequeno demais provoca falta...além das consequências na Média como já explicado.

Aceleração Rápida - Alguns carburadores, nem todos tem uma válvula de máxima ou aceleração rápida...que é um diafragma que pressiona uma injeção extra de combustível, através de um Injetor (pequeno bico) enquanto dura o vácuo forte de uma aceleração repentina.....logo que a pressão estabiliza a medida que o RPM vai subindo, este combustível pára de ser injetado. também conhecido na Injeção como Enriquecimento em Aceleração....lá, é controlado eletronicamente e definido no software e no carburador é via mecânica.

E para tudo isso ficar perfeito...desligar o "achômetro" dos mecânicos, é necessário ter um Analisador de Mistura....ah, como é fácil ajustar a mistura para todas as fases de funcionamento com perfeição olhando num equipamento digital, feito para isso!
Espero ter ajudado!
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MensagemAssunto: Regulagem da Carburação   Regulagem dos carburadores EmptyQua 22 Abr - 21:18

Grande Pelingrino,

Valeu pela dica, vou repassar as dicas para meu mecânico... que está cuidando deste "caso"...
Um forte abraço,

Gopereira
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MensagemAssunto: Re: Regulagem dos carburadores   Regulagem dos carburadores EmptyQua 22 Abr - 6:35

Gopereira escreveu:
Amigos,

Ainda estou capengando na regulagem dos meus carburadores...
Descobri que as sedes dos estiletes da minha moto não eram mais os originais (eram menores) e em alta ela dava falta...
Fizemos novas sedes e estiletes novos.. ela ficou ótima em alta...
No entanto, em baixa (entre 1000 e 2500 rpm) a carburação está ruím, embolando...
Alguém tem uma dica?
Abraços,

Gopereira

O carburador da 900 98 e de funcionamento muito simples melhor que os modelos anteriores!

Mas o pessoal usa aqui colocar uma pequena arruela de altura mais ou menos 1mm na agulha para eleva-la um pouquinho e compensar a qualidade da gasolina!

a regulagem que eu uso na minha é boia no meio, arruela na agulha e 2 voltas e meia no ar!
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MensagemAssunto: Regulagem dos carburadores   Regulagem dos carburadores EmptyTer 21 Abr - 20:52

Amigos,

Ainda estou capengando na regulagem dos meus carburadores...
Descobri que as sedes dos estiletes da minha moto não eram mais os originais (eram menores) e em alta ela dava falta...
Fizemos novas sedes e estiletes novos.. ela ficou ótima em alta...
No entanto, em baixa (entre 1000 e 2500 rpm) a carburação está ruím, embolando...
Alguém tem uma dica?
Abraços,

Gopereira
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