Tiger Club Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Site para motociclistas proprietários da moto modelo Tiger da Triumph
 
RegistarInícioPortalÚltimas imagensProcurarEntrar

 

 Lubrificando a corrente

Ir para baixo 
5 participantes
AutorMensagem
gvcurcio

gvcurcio


Mensagens : 3
Data de inscrição : 26/09/2015
Idade : 61
Localização : Vitória - ES

Lubrificando a corrente Empty
MensagemAssunto: Re: Lubrificando a corrente   Lubrificando a corrente EmptyDom 27 Set - 18:06

Ferrarezi

Tenho uma DL1000 que está com 50.000 Km e a relação original foi trocada aos 42.000 Km ainda em relativo bom estado (troquei pois iria fazer uma viagem grande e não quiz arriscar). Só utilizo para luberificar o Chain Lube Factory Line.

Meu mecânico disse que o melhor que existe, mas fez uma observação, para que eu não abuse da quantidade, exatamente para não juntar muita corrente. Me disse para aplicar por apenas 1 volta da corrente e monitorar. Quando a corrente começar a ficar sem graxa, passar novamente.

Disse-me também para fazer uma limpeza a cada 1.500 a 2.000 Km. Eu faça a limpeza com WD40, aplico bastante para amolecer a sujeira e dpeois vou retirando a sujeira com panos e aplicando mais WD até a corrente ficar completamente limpa, depois aplico novamente o Chain Lube e bola pra frente. (esa limpeza pode ser melhor feita com querozene, nunca óleo diesel, mas faz muita sujeira e não tenho local adequado para faze-la, aí gasto um pouco mais e feço com WD40).

Outro cuidado que tomo é fazer a aplicação do Chain Lube com a corrente quente e deixar a moto em descanso de um dia para o outro para que penetre bem e sque.
Ir para o topo Ir para baixo
Nairo 1050
Admin
Nairo 1050


Mensagens : 1239
Data de inscrição : 21/04/2009
Idade : 58
Localização : São Paulo

Lubrificando a corrente Empty
MensagemAssunto: Re: Lubrificando a corrente   Lubrificando a corrente EmptyQui 4 Jul - 20:34

Pierre, difícil prever o quanto uma relação pode durar, pois as variáveis não são apenas limpeza e lubrificação, coloque nesta equação o fabricante dos complementes, modo de uso da moto (acelerações fortes constantes, andar sempre com garupa e bagagens) e por fim a regularem adequada da tensão da corrente.
Resumindo, levando tudo isso em conta e utilizando a moto em uma condição "normal" pode-se esperar algo em torno de 30 a 40 mil km de durabilidade.

Eu já tive várias motos e se troquei umas 2 ou 3 vezes foi muito.

Abs
Ir para o topo Ir para baixo
Pierre.1975

Pierre.1975


Mensagens : 71
Data de inscrição : 11/06/2013
Idade : 48
Localização : São Paulo - ZN

Lubrificando a corrente Empty
MensagemAssunto: Re: Lubrificando a corrente   Lubrificando a corrente EmptyQui 4 Jul - 17:31

Nairo 1050 escreveu:
É isso aí Johnnie, uma limpeza bem feita aumenta muito a vida útil da corrente.

Eu também acho que o querosene não ataca os o'rings, ao contrário da gasolina, thinner e outro solventes que são terríveis para borrachas.

Uma escovadinha para tirar aquelas impurezas mais encrustradas funciona bem, até existem escovas especiais para isso.

Quanto a lubrificação, sem duvida usar um produto de primeira linha ajuda muito, e seguir a recomendação do fabricante da corrente também, mas de fato o desgaste maior ficam por conta do pinhão e da coroa, normalmente são estes itens que se desgastam primeiro e as vezes a corrente até duraria muito mais.  

No Manual da Tiger, mostra a forma de medir o desgaste da corrente, basta medir a distância de 21 pinos, sendo que do 1º ao 21º a distância deve ser de no max. 320 mm.  Não lembro detalhes de cabeça, mas esta lá no manual.

Me lembro da vez que troquei a relação da Morena, a embalagem da DID pedia para lubrificar com óleo de motor de carro  drunken   acho que também não é por aí, mas que uma boa lubrificação faz a diferença, isso faz.

cheers

Estava olhando na NET coisas do MUNDO DAS DUAS RODAS... e encontrei muita gente falando sobre o KIT RELAÇÃO... Então ak vai uma DÚVIDA ?! Qto tempo dura o KIT RELAÇÃO da TIGER 1050... fazendo criteriosamente a LIMPEZA/LUBRIFICAÇÃO adequada ?!

AFF to FUDIDO, tenho muita coisa a APRENDER, Very Happy  Não nasci em cima de uma MOTO só tenho a 4 anos e a TIGREZA e minha segunda, a anterior era CORREIA, kkkkkkk
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.aquamaxsp.com.br
Nairo 1050
Admin
Nairo 1050


Mensagens : 1239
Data de inscrição : 21/04/2009
Idade : 58
Localização : São Paulo

Lubrificando a corrente Empty
MensagemAssunto: Re: Lubrificando a corrente   Lubrificando a corrente EmptySeg 16 maio - 19:13

É isso aí Johnnie, uma limpeza bem feita aumenta muito a vida útil da corrente.

Eu também acho que o querosene não ataca os o'rings, ao contrário da gasolina, thinner e outro solventes que são terríveis para borrachas.

Uma escovadinha para tirar aquelas impurezas mais encrustradas funciona bem, até existem escovas especiais para isso.

Quanto a lubrificação, sem duvida usar um produto de primeira linha ajuda muito, e seguir a recomendação do fabricante da corrente também, mas de fato o desgaste maior ficam por conta do pinhão e da coroa, normalmente são estes itens que se desgastam primeiro e as vezes a corrente até duraria muito mais.

No Manual da Tiger, mostra a forma de medir o desgaste da corrente, basta medir a distância de 21 pinos, sendo que do 1º ao 21º a distância deve ser de no max. 320 mm. Não lembro detalhes de cabeça, mas esta lá no manual.

Me lembro da vez que troquei a relação da Morena, a embalagem da DID pedia para lubrificar com óleo de motor de carro drunken acho que também não é por aí, mas que uma boa lubrificação faz a diferença, isso faz.

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
Johnnie Walker




Mensagens : 188
Data de inscrição : 10/06/2010
Idade : 48
Localização : São Paulo/Vinhedo

Lubrificando a corrente Empty
MensagemAssunto: Re: Lubrificando a corrente   Lubrificando a corrente EmptyDom 15 maio - 23:10

Eu limpo com querosene, que é o que o fabricante manda. O lance é limpar com uma escova, de forma breve para evitar a deterioração prematura dos o-rings.

Depois, com a corrente seca, lubrifico com motul chain lube offroad, sempre pelo lado de dentro da corrente, pois a força centrífuga se encarrega de fazer com que o produto penetre.

Tem q ser um lubrificante de qualidade. O motul e o repsol, não agridem os orings.

Graxa branca gruda muita sujeira, e o óleo 90 tbm agride os orings, sem falar que a lubrificação dura pouco.

Rcomendo o motul offroad, pois adere bem na corrente, e repele bem a sujeira.

Graxa branca, só qdo não tem jeito. É melhor que nada.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.triumphonline.com.br
Nairo 1050
Admin
Nairo 1050


Mensagens : 1239
Data de inscrição : 21/04/2009
Idade : 58
Localização : São Paulo

Lubrificando a corrente Empty
MensagemAssunto: Re: Lubrificando a corrente   Lubrificando a corrente EmptyDom 15 maio - 22:30

Ferrarezi,

transmissão por corrente sempre vai apresentar algum tipo de incoveniênte em relação a lubrificação e durabilidade. Por isso a BMW e Yamaha optaram pelo cardã.
Óleo 90 ou 140 com aditivo de extrema pressão para diferencial da Bardhal, funciona muito bem, mas como é fluido, solta com certa facilidade(embora deixe a película na corrente garantindo a lubrificação) sujando a roda e pneu. A graxa branca em spray, funciona bem também, principamente com chuva excessiva, mas realmente se for pegar trechos de terra ou muita poeira, vai formar uma pasta abrasiva e acelerar o desgaste da corrente. Nesta circunstância é melhor limpar a corrente logo em seguida e lubrificar novamente.
Existe também os lubrificantes específicos e muito bons como o Motul, que parece uma cola na corrente, não soltando e sujando a roda e também não saindo na chuva, mas requer atenção em trechos de terra e poeira, pois tende a ficar abrasivo também, ou seja, os casos de lubrificantes mais pastosos é melhor fazer a limpeza da corrente com mais frequência.
Para limpar a corrente eu uso uma estopa umedecida em querosene para tirar o excesso de resíduos grudados e depois eu passo WD40 para uma "lavagem", tirando o excesso com um pano seco. Água de mangueira é aceitável, mas de máquinas de pressão é melhor evitar, pois penetra pelos o'rings diluindo a lubrificação interna dos elos.

cheers

Ir para o topo Ir para baixo
Ferrarezi
Moderador
Ferrarezi


Mensagens : 1203
Data de inscrição : 24/08/2009
Idade : 56
Localização : Ferrarezi

Lubrificando a corrente Empty
MensagemAssunto: Lubrificando a corrente   Lubrificando a corrente EmptyDom 15 maio - 21:11

Pessoal,

Sempre lubrifiquei a transmissão das minhas motos com óleo 90. Faz aquela sujeirada na moto, mas sempre "soube" que era bom...
Recentemente, movido por pura curiosidade, comprei um lubrificante específico para corrente (chain lub, conhecido também como graxa branca ou graxa adesiva). Achei incrível, pois quase não suja a moto e ainda parece não sair de jeito nenhum da corrente.
Foi aí que, conversando ontem com um mecânico, ele disse que esses lubrificantes específicos do tipo chain lub não prestam. Ele alegou que são muito adesivas e grudam areia/poeira, criando uma "lixa" que estraga a relação em pouco tempo. Aproveitei e perguntei sobre limpar a corrente com água, sabão e um pouco de querosene. Ele condenou também: diz que resseca e estraga os o´rings. Disse que o negócio é usar apenas óleo 90 e nada mais, lavando a corrente apenas com água, pra tirar a poeira.
E aí, o que a experiência de vocês diz sobre isso???
Abraço, Lubrificando a corrente 883276
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.cferrarezi.com
Conteúdo patrocinado





Lubrificando a corrente Empty
MensagemAssunto: Re: Lubrificando a corrente   Lubrificando a corrente Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Lubrificando a corrente
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Corrente de comando
» LUBRIFICAÇÃO DA CORRENTE
» COMO REGULAR A CORRENTE?
» Como lubrificar a corrente ?
» SOLUÇÃO PARA O BARULHO DA CORRENTE

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Tiger Club Brasil :: DICAS E UTILIDADES EM GERAL SOBRE A TIGER-
Ir para: