Site para motociclistas proprietários da moto modelo Tiger da Triumph |
|
| Troca aditivo radiador | |
|
+4Paulo Cesar Palomino Haroldo Ferrarezi MACARINI 8 participantes | Autor | Mensagem |
---|
Thiago 31
Mensagens : 2 Data de inscrição : 15/12/2017 Idade : 37 Localização : Guarulhos
| Assunto: Re: Troca aditivo radiador Sex 15 Dez - 23:11 | |
| - Nairo 1050 escreveu:
- Lucas, me passe seu e-mail que te mando o procedimento
Nairo, boa noite Você sabe como funciona o procedimento de troca da tiger 800? Obrigado Se alguém souber e poder me ajudar eu agradeço. | |
| | | giovani novi
Mensagens : 17 Data de inscrição : 17/12/2010 Idade : 55 Localização : londrina-pr
| Assunto: Tiger aquecendo Sex 29 Jul - 6:14 | |
| Bom dia sou do parana estou aqui em brasilia minha tiget comesou a aquecer rapido e esta jogando agua fora alguen pode me ajudar com end de oficina obrigado | |
| | | Lucas Cid Gigante
Mensagens : 23 Data de inscrição : 17/01/2013 Idade : 42 Localização : Alfenas MG
| Assunto: Re: Troca aditivo radiador Sex 23 maio - 12:40 | |
| | |
| | | Nairo 1050 Admin
Mensagens : 1239 Data de inscrição : 21/04/2009 Idade : 59 Localização : São Paulo
| Assunto: Re: Troca aditivo radiador Qui 22 maio - 22:19 | |
| Lucas, me passe seu e-mail que te mando o procedimento | |
| | | Lucas Cid Gigante
Mensagens : 23 Data de inscrição : 17/01/2013 Idade : 42 Localização : Alfenas MG
| Assunto: Re: Troca aditivo radiador Qui 22 maio - 13:05 | |
| Nairo, bom dia! Numa mensagem noutro tópico parecido, vi que você se referiu a um parafuso de dreno do líquido de arrefecimento do motor. Fim de semana passado, troquei o líquido, pela mangueira inferior (na bomba), retirando o tanque. Verifiquei que com 1,6 l preenchi todo o sistema, após lavar o radiador. Certamente o bloco do motor ficou com líquido represado, pelo menos 1 l (já que no sistema cabem 2,8l, segundo o manual do proprietário). Procurei o parafuso de dreno no manual de serviços, porém não o encontrei. Existe alguma foto ou diagrama para localizá-lo? Para a drenagem completa, solta-se este parafuso e afrouxa-se o parafuso de respiro, ao lado da tampa do radiador, estou correto? Abraço. Lucas. | |
| | | Paulo Cesar Palomino
Mensagens : 70 Data de inscrição : 24/04/2013 Idade : 65 Localização : São Paulo
| Assunto: Re: Troca aditivo radiador Seg 17 Mar - 18:16 | |
| - Paulo Cesar Palomino escreveu:
- Nairo 1050 escreveu:
- Palomino, se na embalagem do produto vem dizendo que é diluído, é para usar do modo como veio, sem diluir mais ainda.
Ser vir escrito Concentrado, aí sim tem que diluir 50/50. Valeu Nairo,
Um Abraço.. Palomino Nairo, Mais uma vez obrigado pela atenção, tem alguma maneira de certificar que não tenho ar no sistema de arrefecimento? O fato da ventoinha ligar e o nível do expansor subir para o máximo isto é sinal que não tenho ar no sistema? Após trocar o aditivo do radiador, fui andar com a moto e não notei nada de estranho com a temperatura, mas sempre fica a duvida se fiz tudo correto. Video: Troca Aditivo https://www.youtube.com/watch?v=w64FilFdL9g&feature=youtu.be Revisão https://www.youtube.com/watch?v=ZZUQmZ2A6wY Abraços Palomino | |
Mensagens : 70 Data de inscrição : 24/04/2013 Idade : 65 Localização : São Paulo
| Assunto: Re: Troca aditivo radiador Seg 17 Mar - 8:13 | |
| - Nairo 1050 escreveu:
- Palomino, se na embalagem do produto vem dizendo que é diluído, é para usar do modo como veio, sem diluir mais ainda.
Ser vir escrito Concentrado, aí sim tem que diluir 50/50. Valeu Nairo, Um Abraço.. Palomino | |
| | | Nairo 1050 Admin
Mensagens : 1239 Data de inscrição : 21/04/2009 Idade : 59 Localização : São Paulo
| Assunto: Re: Troca aditivo radiador Dom 16 Mar - 21:46 | |
| Palomino, se na embalagem do produto vem dizendo que é diluído, é para usar do modo como veio, sem diluir mais ainda. Ser vir escrito Concentrado, aí sim tem que diluir 50/50. | |
| Assunto: Re: Troca aditivo radiador Dom 16 Mar - 12:55 | |
| Pessoal tudo bem?
Vou trocar o aditivo do radiador, mas entre as marcas que estive pesquisando todas a maioria dos aditivos a solução já vem pronta para uso, mas surgiu uma duvida. No manual a proporção é 50/50, faço esta diluição ou não?
Marcas (Motul Inugel, Acedelco) ou Coolant Up antiga paraflu da fiat (Concentrado).
Obrigado Palomino | |
| | | Ferrarezi Moderador
Mensagens : 1203 Data de inscrição : 24/08/2009 Idade : 56 Localização : Ferrarezi
| Assunto: Re: Troca aditivo radiador Ter 26 Jun - 19:45 | |
| | |
| | | Haroldo
Mensagens : 267 Data de inscrição : 29/11/2010 Idade : 59 Localização : Osasco
| Assunto: Re: Troca aditivo radiador Ter 26 Jun - 18:50 | |
|
Última edição por Haroldo em Seg 17 Mar - 7:46, editado 1 vez(es) | |
Mensagens : 1203 Data de inscrição : 24/08/2009 Idade : 56 Localização : Ferrarezi
| Assunto: Re: Troca aditivo radiador Ter 26 Jun - 14:42 | |
| OK, Haroldo, Vai ler "o manual para ter a informação correta"??? E eu que pensei que estava passando a informação correta aqui... Desculpe a incorreção... Mas, já que deseja a informação correta do manual, estamos aqui pra isso: Manual da Triumph Tiger 955i, p. 46:Ajuste do nível de Arrefecimento
> Deixe o motor esfriar.
[Cuidado! - Não remova a tampa do reservatório de expansão quando o motor estiver quente, pois o líquido de arrefecimento em seu interior se encontra quente e sob pressão. O contato com esse líquido quente e pressurizado causará queimaduras e ferimentos na pele.]
> Remova a tampa do gargalo de abastecimento. > Adicione a mistura de líquido de arrefecimento através da abertura do gargalo até a marca "MAX". > Tampe o gargalo de abastecimento.
Nota: > Se o nível estiver sendo verificado devido ao superaquecimento do líquido, verifique também o nível do radiador e complete, se necessário. > Em uma emergência, pode-se adicionar água comum no sistema de arrefecimento. Entretanto, o líquido de arrefecimento deve retornar à proporção correta assim que possível.Agora você e o fórum já têm a "informação correta". Abraço, | |
| | | Haroldo
| Assunto: Re: Troca aditivo radiador Ter 26 Jun - 13:56 | |
|
Última edição por Haroldo em Seg 17 Mar - 7:47, editado 1 vez(es) | |
| Assunto: Re: Troca aditivo radiador Ter 26 Jun - 8:11 | |
| - Haroldo escreveu:
- Ferrarezi, desculpe mas o vaso de expanção da 955 não é selado, ele tem até um canal de respiro ao lado da tampa, e se fosse selado qualquer pressão minima empurraria aquela rolha.
De qualquer jeito, vou verificar amanhã.
Mas, Haroldo, não foi exatamente isso que eu disse ali em cima, que está até entre parênteses (o da 955i não é) ??????!!!! Por favor, confira na mensagem anterior... Minha informação sobre o perigo de queimaduras se refere a motos/carros com sistema selado (por exemplo, algumas motos cross/enduro, como a YZ 450F, usam sistemas selados, o que é fácil de entender... com todos aqueles pulos e tombos, um sistema aberto ia acabar perdendo líquido). Com sistemas abertos (abrem pela temperatura e não pela pressão) se o expansor estiver vazio, você pode completar sim, mas ainda assim fica a recomendação das fábricas de verificar o sistema a frio. E, por que "a frio"? Porque com o motor quente o líquido está expandido e a leitura de nível é "falsa", podendo indicar mais do que realmente tem. É como ver o nível do óleo do motor imediatamente após desligar: uma parte do óleo não escorreu ainda para o cárter e a leitura será "falsa", indicando menos óleo do que tem na verdade. É preciso deixar escorrer o óleo uns 5 minutos para saber de verdade quanto óleo tem. São pequenos cuidados que permitem manter os fluidos sempre num nível adequado e evitar acidentes. Pra saber "tudo" sobre sistemas de arrefecimento, quem tem pretensões a mecânico bem informado, pode-se consultar o seguinte link: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]Abraço, | |
| | | Haroldo
| Assunto: Re: Troca aditivo radiador Seg 25 Jun - 22:43 | |
|
Última edição por Haroldo em Seg 17 Mar - 7:46, editado 1 vez(es) | |
| Assunto: Re: Troca aditivo radiador Seg 25 Jun - 20:50 | |
| | |
| | | Haroldo
| Assunto: Re: Troca aditivo radiador Seg 25 Jun - 19:51 | |
|
Última edição por Haroldo em Seg 17 Mar - 7:45, editado 1 vez(es) | |
| Assunto: Re: Troca aditivo radiador Seg 25 Jun - 14:45 | |
| | |
| | | Haroldo
| Assunto: Re: Troca aditivo radiador Seg 25 Jun - 10:59 | |
|
Última edição por Haroldo em Seg 17 Mar - 7:45, editado 1 vez(es) | |
| Assunto: Re: Troca aditivo radiador Dom 24 Jun - 17:24 | |
| Pode sim. No mesmo bom e velho estilo da troca em automóveis. Esvazie o sistema pela mangueira mais baixa. Depois dê uma lavada com água sem cloro em todo o sistema, deixando correr um bocado de água para tirar qualquer sujeira (use água mineral de garrafão). Depois recoloque a mangueira e encha o radiador pela tampa usando as proporções adequadas. Se for o caso, use uma mangueira flexível para acessar a boca do radiador. Finalmente, complete o tambor de expansão, fazendo o motor funcionar um tempo para ter certeza de que o sistema todo foi preenchido. Nas reposições de líquido, use aditivo puro. Dê prefência a aditivos ecológicos, que são biodegradáveis. Ao final do processo, dê uma lavada geral em todos os pontos de contato do aditivo com a moto (é que o glicol é meio enjoado para manchar a moto). Bom trabalho! Abraço, | |
| | | MACARINI
Mensagens : 124 Data de inscrição : 26/09/2009 Localização : GOIANIA
| Assunto: Troca aditivo radiador Dom 24 Jun - 8:51 | |
| Pessoal , comprei o aditivo do radiador para trocar , vou usar o Inugel , mas verificando o manual de serviço tem que tirar o tanque . Será que posso trocar tirando só a mangueira inferior e repondo o liquido pelo vaso de expansão ???
Última edição por MACARINI em Dom 24 Jun - 22:24, editado 1 vez(es) | |
| | | Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Troca aditivo radiador | |
| |
| | | | Troca aditivo radiador | |
|