Tiger Club Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Site para motociclistas proprietários da moto modelo Tiger da Triumph
 
RegistarInícioPortalÚltimas imagensProcurarEntrar

 

 Nivel do óleo o quando trocar

Ir para baixo 
+3
RMPAIXAO
Nairo 1050
JMello
7 participantes
AutorMensagem
Nightrider




Mensagens : 3
Data de inscrição : 28/08/2014
Idade : 58
Localização : Taquarituba/SP

Nivel do óleo o quando trocar Empty
MensagemAssunto: Re: Nivel do óleo o quando trocar   Nivel do óleo o quando trocar EmptyQui 28 Ago - 19:27

Nairo, se eu entendi direito, você fez o motor de sua moto com menos de 54000km? É isso mesmo? O que aconteceu ?
Ir para o topo Ir para baixo
brito

brito


Mensagens : 247
Data de inscrição : 28/01/2009
Idade : 62
Localização : Belo Horizonte

Nivel do óleo o quando trocar Empty
MensagemAssunto: Re: Nivel do óleo o quando trocar   Nivel do óleo o quando trocar EmptySeg 17 Mar - 13:30

Boa tarde, to sumido do forum mas estamos postando no wpp. Nivel do óleo o quando trocar 883276

Ja conversei muito com o Ferrarezi aqui sobre o nivel de olho e agora descobri que a minha vareta (original) é maior que a do meus amigos do Wpp, ela tem 15 centimetros da "rosta" ate o Pé. no caso eu tenho que olhar o nivel SEM enroscar e os outros ENROSCANDO. POR ISSO QUE A MINHA MOTO NUNCA CABIA 4 LITROS.

Ir para o topo Ir para baixo
GILSON




Mensagens : 53
Data de inscrição : 30/10/2009
Idade : 61
Localização : JOÃO PESSOA - PB

Nivel do óleo o quando trocar Empty
MensagemAssunto: Re: Nivel do óleo o quando trocar   Nivel do óleo o quando trocar EmptySex 2 Jul - 11:33

Olá amigo,

Mais uma vez agradeço a atenção. Acho que esse fórum está me viciando. Estou digitando esta mensagem em pleno jogo do Brasil com a Holanda (no momento o placar está 1 a 0 pro Brasil).

Esse assunto de consumo de óleo é meio polêmico. Tem mecânico experiente dizendo que isso não acontece, já outros confirmam o que você falou.

E esse negócio do óleo virar combustível. Que coisa estranha!!

De qualquer maneira fiquei satisfeito com seus valiosos conselhos. Valeu mesmo!

Agora vou voltar a assistir o jogo. Acho que vai dar Brasil, tomara!!

Gilson.
Ir para o topo Ir para baixo
Nairo 1050
Admin
Nairo 1050


Mensagens : 1239
Data de inscrição : 21/04/2009
Idade : 58
Localização : São Paulo

Nivel do óleo o quando trocar Empty
MensagemAssunto: Re: Nivel do óleo o quando trocar   Nivel do óleo o quando trocar EmptyQui 1 Jul - 9:33

Olá Gilson, obrigado pelo Guru. Não estou com essa bola toda, nem sei andar de moto direito, fico caindo..... rsrsrsr

Bom, não se assuste, esse é o primeiro ponto.

Todo motor consome óleo e isso esta diretamente relacionado com as tolerâncias e folgas internas, principalmente pistões/anéis e guias de válvulas. Esse consumo aumenta conforme exigimos do motor, ou seja, se andamos em altas rotações o motor consome mais óleo e vice-versa.

A minha moto, que já esta com 54000 km, antes de ter trocado os anéis, consumia quase o mesmo que a sua, uns 500ml a cada 4 ou 5 mil km usando o Motul 5100

Como fiz o motor e troquei os anéis, não tenho mais referência, vou ter que medir novamente utilizando o Mobil 1.

Fique monitorando esse consumo que poderá variar dependendo da sua tocada e do óleo que colocar na moto.

Se achar conveniente na próxima troca coloque o Motul e meça novamente. O importante é lembrar que mesmo com a troca recomendada pela Triumph a cada 10.000 km, a verificação de nível e complementação se necessário, devem ocorrer com certa frequencia.

Um abraço

Ir para o topo Ir para baixo
GILSON




Mensagens : 53
Data de inscrição : 30/10/2009
Idade : 61
Localização : JOÃO PESSOA - PB

Nivel do óleo o quando trocar Empty
MensagemAssunto: MOTOR SADIO CONSOME ÓLEO?   Nivel do óleo o quando trocar EmptyQua 30 Jun - 23:05

Olá amigos,

Essa dúvida veio à tona depois que medi o nivel do óleo da Bonitona (Tiger 1050) e verifiquei que, após 3.000 km (dos quais 1.700 km na estrada, com velocidades de cruzeiro em torno de 130 km/h), a mesma "bebeu" 500 ml de óleo, sem vazamentos e sem fumar.

Liguei pra São Paulo e me informaram que esse consumo é normal.

O meu mecânico falou que em certos motores que trabalham com temperaturas altas isso é considerado normal, uma vez que o óleo vaporiza e esse vapor é aproveitado pelo sistema de alimentação como combustível. Vejam só que interessante!

No manual do Astra 2.0 2006 (pág. 13.1) consta que "é normal o consumo de até 800 ml de óleo em 1.000 km rodados".

Agora, passo a palavra aos gurus deste fórum, especialmente o Guru Nairo. Estejam à vontade pra se manifestarem!

Um abraço.

Gilson.
Ir para o topo Ir para baixo
Ferrarezi
Moderador
Ferrarezi


Mensagens : 1203
Data de inscrição : 24/08/2009
Idade : 56
Localização : Ferrarezi

Nivel do óleo o quando trocar Empty
MensagemAssunto: Re: Nivel do óleo o quando trocar   Nivel do óleo o quando trocar EmptyQui 24 Jun - 18:46

Idem, idem, idem.
O da minha moto, em função da revisão dos 20.000 foi trocado com 5.300 km. Estava como novo: limpo e viscoso.
Esses motores são muito bons e funcionam muito limpos!
Fábrica é fábrica... sempre.... cheers cheers cheers cheers
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.cferrarezi.com
Nairo 1050
Admin
Nairo 1050


Mensagens : 1239
Data de inscrição : 21/04/2009
Idade : 58
Localização : São Paulo

Nivel do óleo o quando trocar Empty
MensagemAssunto: Re: Nivel do óleo o quando trocar   Nivel do óleo o quando trocar EmptyQui 24 Jun - 15:33

Olá Gilson, como andas as coisas por aí? Parece que a chuva foi implacável.

Bom, minha sugestão é seguir a recomendação da Triumph, que afinal é a fabricante.
No Manual da 955 a troca é feita a cada 10.000 km. Acho que para a 1050 seja o mesmo.
Eu fiz a minha aos 8.000km, pois nossa gasosa sabe como é né. Mesmo assim na desmontagem do meu motor tudo estava 0km, como se fosse novo. Eu usava o Motul 5100.

Agora também coloquei o Mobil 1 Fully Sinthetic 15W50 e pretendo trocar com os mesmos 8.000km rodados.

Um abraço

Nairo

Ir para o topo Ir para baixo
GILSON




Mensagens : 53
Data de inscrição : 30/10/2009
Idade : 61
Localização : JOÃO PESSOA - PB

Nivel do óleo o quando trocar Empty
MensagemAssunto: Re: Nivel do óleo o quando trocar   Nivel do óleo o quando trocar EmptyQui 24 Jun - 10:28

Bom dia amigos do forum,

Comprei o óleo Mobil 1 Racing 4T 15W-50, de acordo com o manual da Tiger 1050, e resolvi ligar para o 0800 774 7477 (que agora mudou para 11-3040 2433), e fui informado que em vez dos 10.000 km recomendados pelo manual as lojas estão recomendando que troquem o óleo com apenas 3.000 km, mesmo usando esse óleo sintético!

Quando comprei a Bonitona ninguém me falou nada a respeito, aliás, isso não é novidade, em se tratando do Grupo Izzo. O que vocês acham disso? Pediria a galera que mora em São Paulo que confirme essa informação.

Acho uma grande diferença (7.000 km)!!!

Um abração a todos.

Gilson.
Ir para o topo Ir para baixo
Ferrarezi
Moderador
Ferrarezi


Mensagens : 1203
Data de inscrição : 24/08/2009
Idade : 56
Localização : Ferrarezi

Nivel do óleo o quando trocar Empty
MensagemAssunto: Re: Nivel do óleo o quando trocar   Nivel do óleo o quando trocar EmptyDom 20 Jun - 17:59

Pois é... que bagunça de informação!...
Hoje fui testar a danada na estrada. Só pra ver como estava, fiz uns 25 km a 140 km/h. Redonda, maravilhosa! Na cidade, parece outra moto. Até o barulho está diferente. Mas tá chatinha pra pegar a primeira partida. Estamos tentando regular a aceleração, já passei o Dealertool e "resetei" tudo, mas ainda está chatinha... É coisa de tempo pra acertar o ponto dela de novo e tudo se assentar. No mais, ficou maravilha!
Depois que cheguei da estrada, deixei ela descansar uns 10 minutos e fui verificar a groselha. Impossível não ter preenchido todo o sistema! Estava exatamente no nível que deixamos. Ou seja, é isso mesmo e agora é aproveitar.
Estou esperando chegarem as últimas coisinhas que comprei da Kath pra gente poder fazer o que ficou faltando... besteirinhas... e trocar a bolha.
Abraço e obrigado pela informação sobre o óleo (a minha anda com groselha... Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing )
pirat pirat pirat pirat pirat
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.cferrarezi.com
Nairo 1050
Admin
Nairo 1050


Mensagens : 1239
Data de inscrição : 21/04/2009
Idade : 58
Localização : São Paulo

Nivel do óleo o quando trocar Empty
MensagemAssunto: Re: Nivel do óleo o quando trocar   Nivel do óleo o quando trocar EmptyDom 20 Jun - 7:30

Olá Ferrarezi,

Realmente não tem como chegar nos 4,3 litros descritos no manual.

O motor retém uma certa quantidade de óleo em alguns locais que não saem quando drenamos, como no cabeçote, na carcaça da embreagem, junto ao virabrequim, etc, mas esta quantidade é bem pequena, acho que não chega a 300 ml. O filtro também não tem 500 ml como dizem, ele é pequeno e deve ter os mesmos 300 ml.
O resfriador tem uma boa quantidade de óleo e é meio chatinho tirar todo o óleo dele, tem que soprar em uma das pontas ou injetar ar comprimido e deve ter também uns 250-300ml
Mesmo na desmontagem recente que fiz não coloquei os 4,3l, deve ter entrado no máximo 4 litros.
Em trocas regulares mesmo trocando o filtro coloco em torno de 3,5 litros e nunca coube 4 litros.

O Haynes diz 4 litros com o filtro e 3,5 sem filtro ( ????????) Vai saber...

Minha sugestão é colocar a quantidade suficiente para dar a indicação correta na vareta, mesmo que varie em relaçao ao Manual, lembrando que a medição é rosqueando completamente a vareta.

Mas conta aí, como ficou a moto? Sentiu diferenças?

Um abraço
Ir para o topo Ir para baixo
Ferrarezi
Moderador
Ferrarezi


Mensagens : 1203
Data de inscrição : 24/08/2009
Idade : 56
Localização : Ferrarezi

Nivel do óleo o quando trocar Empty
MensagemAssunto: Re: Nivel do óleo o quando trocar   Nivel do óleo o quando trocar EmptySáb 19 Jun - 22:45

Companheirada,

Tô com a pulga atrás da orelha e preciso da experiência de vocês. scratch scratch scratch scratch scratch
Acabamos a revisão da Tigresa e trocamos o óleo. Esgotamos o radiador, trocamos o filtro e o óleo. O Manual de Serviço diz que, nesse caso, deveriam entrar 4,3 litros de óleo (4,3 litros óleo+filtro+radiador; 4,0 litros óleo+filtro; 3,9 litros só o óleo). Acontece que só entraram 3,2 litros e ponto final! Funcionamos o motor, fizemos circular, andamos na moto, aceleramos pra fazer rodar o óleo com mais pressão, inclinamos a moto, medimos e remedimos. O óleo está no nível exato: 3,2 litros!!!! Uai! Alguém aí pode explicar o que está acontecendo? Não me lembro de ter lido nada sobre isso aqui no fórum... mas como ando meio leso ultimamente, pode até ser que alguém já tenha falado sobre isso... Se souberem de algo, socorram-me!
Abraço, pirat pirat
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.cferrarezi.com
Nairo 1050
Admin
Nairo 1050


Mensagens : 1239
Data de inscrição : 21/04/2009
Idade : 58
Localização : São Paulo

Nivel do óleo o quando trocar Empty
MensagemAssunto: Re: Nivel do óleo o quando trocar   Nivel do óleo o quando trocar EmptyQua 31 Mar - 12:15

Jean,

parabéns pela escolha.

Veja se consegue colocar o filtro de ar da K&N, quem colocou um desses diz ter bons resultados.

No ebay custa por volta de 50 dolares.

Se quiser conhecer a moçada do ratitude, todo sábado tem café da manhã na loja da JK.

Apareça e procure pelo Armando.

Um abraço
Ir para o topo Ir para baixo
JMello




Mensagens : 97
Data de inscrição : 29/03/2010
Idade : 57
Localização : São Paulo

Nivel do óleo o quando trocar Empty
MensagemAssunto: Re: Nivel do óleo o quando trocar   Nivel do óleo o quando trocar EmptyQua 31 Mar - 8:42

Bom moçada,

Já troquei óleo e filtro de óleo
Oleo Motul 5100 e filtro FRAN.

Deixei para cotação:

Velas
Filtro de ar
Filtro de combustível
Troca do fluido de refrigeração

Segundo o mecânico, um dos melhores aqui de SP em motos dessa categoria (segundo indicações), a motoca tá muuuuuuuuuuuuuito bem conservada.
Nem preciso dizer a minha satisfação...rsrsrs
Agora é só marcar pra conhecer essa galera de tiger e botar pra rodar na estrada.

Grande Abraço

Jean
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.bikeswash.com.br
Nairo 1050
Admin
Nairo 1050


Mensagens : 1239
Data de inscrição : 21/04/2009
Idade : 58
Localização : São Paulo

Nivel do óleo o quando trocar Empty
MensagemAssunto: Re: Nivel do óleo o quando trocar   Nivel do óleo o quando trocar EmptyTer 30 Mar - 10:01

Jean,

o recomendável é sempre utilizar o mesmo aditivo no sistema de arrefecimento.

fazer misturas de aditivos diferentes pode ter resultados adversos.

Como a proporção de aditivo é 50/50 minha recomendação é simplesmente completar com água.

Futuramente troque o fluido todo por um de boa qualidade.

Um abraço

Nairo
Ir para o topo Ir para baixo
JMello




Mensagens : 97
Data de inscrição : 29/03/2010
Idade : 57
Localização : São Paulo

Nivel do óleo o quando trocar Empty
MensagemAssunto: Troca de óleo   Nivel do óleo o quando trocar EmptyTer 30 Mar - 8:20

Rafael/Nairo

Obrigado pelas dicas, já agendei a troca de óleo e filtro pra hoje mesmo.
Bom, já que o papo tá bom, deixa eu aproveitar pra usar a experiência de vcs...
El ralação ao fluido do radiador...o meu está abaixo do oimite minimo (com ela fria) e vou completar..li no manual que a fabrica já coloca um tipo (cor azul), que é o que está nela até hoje (limpo).
|Fiz uma pesquisa e parece que o MOTUL (amarelo) é o mais indicado, e estou pensando em completar o reservatório com este mesmo...que acham?

Mais uma vez obrigado pelas dicas.

Jean
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.bikeswash.com.br
RMPAIXAO

RMPAIXAO


Mensagens : 53
Data de inscrição : 26/07/2009
Idade : 68
Localização : Belo Horizonte

Nivel do óleo o quando trocar Empty
MensagemAssunto: Re: Nivel do óleo o quando trocar   Nivel do óleo o quando trocar EmptySeg 29 Mar - 18:39

Caro Jean,

Moto nova na garagem é tudo de bom, parabéns. Agora, te aconselho a trocar de imediato, óleo, filtro de óleo, filtro de combustível e verificar se também não é necessário trocar filtro de ar. Sabe lá se o antigo proprietário observava as recomendações do fabricante. Na dúvida é melhor dar uma zerada nestes itens. O investimento não é alto e vai te deixar tranquilo.
Um abraço,
Rafael.
Ir para o topo Ir para baixo
Nairo 1050
Admin
Nairo 1050


Mensagens : 1239
Data de inscrição : 21/04/2009
Idade : 58
Localização : São Paulo

Nivel do óleo o quando trocar Empty
MensagemAssunto: Re: Nivel do óleo o quando trocar   Nivel do óleo o quando trocar EmptySeg 29 Mar - 17:54

Olá Jean,

parabéns pela aquisição, espero que te traga muitas alegrias.

O nível do óleo é na vareta plástica na carcaça da embreagem.
Como você já localizou a dita cuja, já sabe como fazer.

Dica: Para medir o nível corretamente, desrosqueie a vareta, limpe com um pano limpo ou papel toalha, rosqueie novamente até o fim, remova novamente a vareta e faça a leitura. O nível deve estar entre as marcas recartilhadas.

Quanto a kilometragem é isso mesmo 10.000km MAS, e sempre tem um MAS, a Triumph recomenda SEMPRE utilizar óleo sintético na especificação recomendada.
Eu utilizo o Motul 5100 ou o Mobil 1.

Esta recomendação de troca a cada 10.000 km é Britânica, embora o importador Izzo Motors replique esta recomendação.
Eu, devido a qualidade excepcional do nosso combustível, troco a cada 8000 km, por segurança. Combustíveis de má qualidade contaminam o óleo lubrificante.

Boa sorte e se precisar é só escrever

Nairo
Ir para o topo Ir para baixo
JMello




Mensagens : 97
Data de inscrição : 29/03/2010
Idade : 57
Localização : São Paulo

Nivel do óleo o quando trocar Empty
MensagemAssunto: Nivel do óleo   Nivel do óleo o quando trocar EmptySeg 29 Mar - 14:28

Pessoal, graças ao manual postado aqui no forum, já identifiquei o local onde verificar o nivel do óleo.
Pra não dizer que sou totalmente leigo, já tinha mexido lá, mas como está muito apertado e a vereta nem se mexeu, achei melhor não forçar antes de entender o que acontecia.

Só resta mesmo a dúvida quanto à troca do óleo...de quantos em quantos km vcs trocam? seguem os 10.000km previstos no manual para troca de óleo o filtro?

Abraços

Jean
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.bikeswash.com.br
JMello




Mensagens : 97
Data de inscrição : 29/03/2010
Idade : 57
Localização : São Paulo

Nivel do óleo o quando trocar Empty
MensagemAssunto: Nivel do óleo o quando trocar   Nivel do óleo o quando trocar EmptySeg 29 Mar - 12:57

Galera,

Primeiramente gostaria de parabenizar o forum, pois as informações sobre as Tiger são muito poucas.
Acabo de adquirir a minha 955i 2004 (25/03/10), com 27.000km, tá muito bem conservada, porém não impede de, como novo proprietário, eu submete-la a uma revisão...rs
No manual que possuo, a indicação para verificação do nivel do óleo mostra um visor ao lado da caixa de embreagem (lado direito da moto), porém na moto o desenho é diferente e não consegui ver onde posso verificar o nível do óleo...coisa de novato mesmo Laughing
Gostaria de saber se alguém já teve este problema e ONDE eu verifico o nivel do óleo..rs

Outra coisa, o manual indica troca a cada 10.000km, e se for assim ainte to tranquilo por mais 3.000...é isso mesmo? não necessita troca com menos tempo por precaução?

Obrigado e mais uma vez parabéns pelo forum...já ajudou muito.

Abraço

Jean
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.bikeswash.com.br
Conteúdo patrocinado





Nivel do óleo o quando trocar Empty
MensagemAssunto: Re: Nivel do óleo o quando trocar   Nivel do óleo o quando trocar Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Nivel do óleo o quando trocar
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Nivel do óleo
» retentor eixo de embreagem
» Óleo e Filtro de óleo
» Novo site para trocar informaçōes de Triumph
» Quando Remapear a Tiger 800

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Tiger Club Brasil :: Tiger 955i :: Motor, Embreagem, Transmissão-
Ir para: