Site para motociclistas proprietários da moto modelo Tiger da Triumph |
|
| Problema no medidor de combustível | |
|
+5Mirarchi_955 Toninho Ausenka Guilherme Nairo 1050 Ferrarezi 9 participantes | |
Autor | Mensagem |
---|
Ferrarezi Moderador
Mensagens : 1203 Data de inscrição : 24/08/2009 Idade : 56 Localização : Ferrarezi
| Assunto: Re: Problema no medidor de combustível Qui 30 Jun - 11:15 | |
| Nairo, Finalmente consegui um tempo para passar o escâner. O defeito é: P0462 - FUEL SENSOR CIRCUIT LOW INPUT Espero que ajude na busca do remédio... Abraço, | |
| | | Nairo 1050 Admin
Mensagens : 1239 Data de inscrição : 21/04/2009 Idade : 59 Localização : São Paulo
| Assunto: Re: Problema no medidor de combustível Qui 30 Jun - 18:55 | |
| Ferrarezi,
eu ainda estou em Catalão, volto neste sábado e vou ver se consigo dar uma olhada nisso, pois no domingo volto novamente para cá.
Eu tinha dado uma olhada no manual de serviço da Triumph ( não o Haynes) e verificado os códigos de falhas e o diagrama elétrico.
Pelo código apresentado, a ECU não recebe sinal da boia, seja por uma interrupção no chicote ou por deficiência de aterramento.
A minha moto esta com o ponteiro no vazio direto, de vez em quando volta ao normal.
Assim que tiver algum diagnóstico eu posto aqui.
valeu. | |
| | | Nairo 1050 Admin
Mensagens : 1239 Data de inscrição : 21/04/2009 Idade : 59 Localização : São Paulo
| Assunto: Re: Problema no medidor de combustível Dom 17 Jul - 12:54 | |
| Consegui encontrar o problema, mas depois de desmontar quase a moto toda. Eta exagero Varifiquei a boia várias vezes, inclusive andando com um multímetro na moto, e não era ela. Depois desmontei o painel e chequei os conectores e ligações do medidor no painel e também não era o medidor. Chequei o chicote até a ECU, verificando a continuidade dos fios e também estava OK. Bom, o problema de fato estava no conector da bóia ao chicote, não havia pressão nos contatos e com a vibração do motor o circuito abria, perdendo o sinal da bóia. Soltei os contatos do conector e dei mais pressão resolvendo o problema. Deixei montado sem o conector, fechando os contatos diretamente e isolando com fita, só para ver se não retorna mais em definitivo. Vou ficar em observação e espero que não volte mais. Antigamente as motos não tinham medidor e não fazia a menor falta, agora se o medidor não funciona direito parace vamos ficar na rua sem gasolina, mesmo com tanque cheio..... Putz neura.... | |
| | | Ferrarezi Moderador
Mensagens : 1203 Data de inscrição : 24/08/2009 Idade : 56 Localização : Ferrarezi
| Assunto: Re: Problema no medidor de combustível Dom 17 Jul - 19:17 | |
| - Nairo 955 escreveu:
- Consegui encontrar o problema, mas depois de desmontar quase a moto toda. Eta exagero
Varifiquei a boia várias vezes, inclusive andando com um multímetro na moto, e não era ela. Depois desmontei o painel e chequei os conectores e ligações do medidor no painel e também não era o medidor. Chequei o chicote até a ECU, verificando a continuidade dos fios e também estava OK.
Bom, o problema de fato estava no conector da bóia ao chicote, não havia pressão nos contatos e com a vibração do motor o circuito abria, perdendo o sinal da bóia. Soltei os contatos do conector e dei mais pressão resolvendo o problema. Deixei montado sem o conector, fechando os contatos diretamente e isolando com fita, só para ver se não retorna mais em definitivo.
Vou ficar em observação e espero que não volte mais.
Antigamente as motos não tinham medidor e não fazia a menor falta, agora se o medidor não funciona direito parace vamos ficar na rua sem gasolina, mesmo com tanque cheio..... Putz neura....
OK. Era o defeito da sua moto. Agora me explica por que isso só acontece com a minha com o tanque cheíssimo? Baixou 2 litros e volta ao normal??? Abraço, | |
| | | Nairo 1050 Admin
| Assunto: Re: Problema no medidor de combustível Dom 17 Jul - 20:44 | |
| TEM RAZÃO, TÉCNICAMENTE O DEFEITO DA MINHA MOTO ERA MAIS SIMPLES, POIS EMBORA FOSSE INTERMITENTE, QUANDO OCORRIA FICAVA UM BOM TEMPO RUÍM, FOSSE COM TANQUE CHEIO OU VAZIO. vOU DAR UMA PESQUISADA SE O DEALERTOOL FAZ O RESET DA BOIA, PODE SER QUE CONSIGA ALGUM RESULTADO NISSO. BOM NESTAS MEDIÇÕES QUE FIZ NA BOIA COM O MULTÍMETRO AS MEDIÇÕES COM TANQUE CHEIO FICAVAM ENTRE 10 A 15 OHMS ENQUANTO COM O TANQUE VAZIO FICA ENTRE 80 A 90 OHMS. SE PUDER ABASTEÇA O TANQUE ATÉ O TALO PARA DAR O PROBLEMA E MEÇA A RESISTÊNCIA DA BOIA, ENQUANTO ISSO VOU TENTAR DESOBRIR OUTROS DEFEITOS RELACIONADOS. | |
| | | Mirarchi_955 Admin
Mensagens : 838 Data de inscrição : 06/06/2011 Idade : 49 Localização : São Paulo
| Assunto: Re: Problema no medidor de combustível Seg 18 Jul - 8:46 | |
| Na minha acontece a mesma coisa do que a do Ferrarezi. Com o tanque bem cheio, o marcador fica xarope. Ando uns 20km e volta ao normal.
Abs, Mirarchi | |
| | | Nairo 1050 Admin
| Assunto: Re: Problema no medidor de combustível Seg 18 Jul - 20:47 | |
| Ferrarezi, dei uma olhada no site do Dealertool e parece que o equioamento faz teste apenas para High Input fuel Sender e no caso deveria ser o Low Imput Fuel Sender. Se quiser tente realizar este teste e veja se algo acontece. Outro ponto é com relação a bóia, você havia comentado que trocou e não resolveu. Para entender melhor o funcionamento da mesma, tem como você identificar o fabricante e me informar? Quem sabe consigo maiores detalhes na web. Valeu | |
| | | Nairo 1050 Admin
| Assunto: Re: Problema no medidor de combustível Ter 19 Jul - 18:51 | |
| Comemorei cedo demais... Hoje fui encher o tanque e dar um rolê para certificar que estava tudo certo...rodei uns 10 km e o problema apareceu novamente.Os testes na garagem me pareceram satisfatórios, mas já notei que ao aquecer o motor o problema surge. De volta a prancheta e refazer os testes, mas agora vou colocar umas pontes no chicote, ligando a boia, medidor e aterramento e um fio paralelo ao chicote original. dando uma pesquisada no Tiger Triple e no Triumphrat.net, notei que este problema e mais comum do que pensavamos, mas em nenhum post encontrei a solução. Vamos tentando..... | |
| Assunto: Re: Problema no medidor de combustível Ter 19 Jul - 21:50 | |
| - Nairo 955 escreveu:
- Comemorei cedo demais...
Hoje fui encher o tanque e dar um rolê para certificar que estava tudo certo...rodei uns 10 km e o problema apareceu novamente.Os testes na garagem me pareceram satisfatórios, mas já notei que ao aquecer o motor o problema surge. De volta a prancheta e refazer os testes, mas agora vou colocar umas pontes no chicote, ligando a boia, medidor e aterramento e um fio paralelo ao chicote original.
dando uma pesquisada no Tiger Triple e no Triumphrat.net, notei que este problema e mais comum do que pensavamos, mas em nenhum post encontrei a solução.
Vamos tentando..... EU EXIJO UM RECALL DA TRIUMPH!!!!!!!!!!!!!! QUERO QUE A MARCA CONSERTE O PROBLEMA SUBSTITUINDO TODO O SISTEMA E, A TÍTULO DE INDENIZAÇÃO, ME DÊ UMA TIGER 1200 ADVENTURE COM ABS, EIXO CARDÃ, POSSIBILIDADE DE 3 PROGRAMAS DE INJEÇÃO E SUSPENSÃO ELETRÔNICA REGULÁVEL. É O MÍNIMO QUE PODEM FAZER POR MIM NESSE CASO TÃO GRAVE!!!!!!! | |
| | | Pelingrino Admin
Mensagens : 1133 Data de inscrição : 16/10/2008 Idade : 48 Localização : BH
| Assunto: Re: Problema no medidor de combustível Qui 21 Jul - 17:49 | |
| | |
| | | Nairo 1050 Admin
| Assunto: Re: Problema no medidor de combustível Qui 28 Jul - 18:12 | |
| Nada como fazer as coisas com calma... Semana passada consegui dar uma atenção especial para este assunto e consegui descobrir ( até que enfim) o problema. O Chicote da boia se rompeu bem na base de fixação ao tanque, desta forma a perda de sinal dependia um pouco do tanque se movimentar ou até mesmo a vibração do motor fazia com que houvesse a falha do sinal, que enquanto a moto esta desligada é resistência elétrica e com a moto ligada se transforma em voltagem. A solução paleativa para testar se era isso mesmo foi introduzir um alfinete ( isso mesmo, alfinete) no sentido longitudinal do fio, estabelecendo um contato como se fosse um enxerto interno. É gambiarra, mas funciona como teste. Tirei fotos e se conseguir, posto aqui neste tópico. No teste derradeiro de pilotagem, rodei uns 120km e não voltou, portanto, dei como encerrada a pesquisa e pedi uma boia nova para a Kath, aproveitei e solicitei também velas de iridium da NGK, que são mais eficiente e duram bem mais. Ferrarezi, não fique triste. Não me esqueci de você, mas também ainda não consegui achar uma explicação razoável para esta falha, embora tudo leve a crer que seja uma falha na trilha de resistências internas da bóia, mas como vc disse, já trocou e não resolveu, mesmo assim seria importante que você ou o Rogério, que também mencionou o problema, conseguissem medir a resistência da boia no momento que o problema ocorre. Isso mesmo, leve um multímetro com vocês no bolso e quando der a falha, pare a moto e meça a bóia, não tem outro jeito. Sorry. https://2img.net/r/ihimg/photo/my-images/41/20110723105753692.jpg/ https://2img.net/r/ihimg/photo/my-images/41/20110723105753692.jpg/
Última edição por Nairo 955 em Sáb 30 Jul - 22:22, editado 1 vez(es) | |
| | | Toninho Ausenka
Mensagens : 102 Data de inscrição : 05/05/2010 Idade : 63 Localização : são paulo
| Assunto: Re: Problema no medidor de combustível Sex 29 Jul - 8:55 | |
| Bom Dia Nairo! O meu problema tem mais de 2 anos, encho o tanque, o ponteiro sobe e desce pelo menos umas seis vezes, aproximadamente 30 km, depois fica normal até o término do tanque e mais outro reabastecimento e começa tudo de novo. Já até acostumei, isso mesmo depois de ter trocado a bóia. Agora o mais interessante foi que precisei abrir o tanque da Tiger para retirar um pouco de gasolina para por no reservatório da partida a frio do carro, o tanque marcava 3/4 e já estava estabilizado, quando sai com a moto o ponteiro do marcador começou a subir e descer novamente. Grande mistério!!! No mais a Tiger é maravilhosa!!! Grande Abraço, Toninho. | |
| Assunto: Re: Problema no medidor de combustível Sex 29 Jul - 13:26 | |
| - toninho escreveu:
- Bom Dia Nairo!
O meu problema tem mais de 2 anos, encho o tanque, o ponteiro sobe e desce pelo menos umas seis vezes, aproximadamente 30 km, depois fica normal até o término do tanque e mais outro reabastecimento e começa tudo de novo. Já até acostumei, isso mesmo depois de ter trocado a bóia. Agora o mais interessante foi que precisei abrir o tanque da Tiger para retirar um pouco de gasolina para por no reservatório da partida a frio do carro, o tanque marcava 3/4 e já estava estabilizado, quando sai com a moto o ponteiro do marcador começou a subir e descer novamente. Grande mistério!!! No mais a Tiger é maravilhosa!!! Grande Abraço, Toninho.
Agora eu vi!!!! Abre o tanque a a boia falha! Vai ver que mora um gênio no tanque das Tiger e ele fica com raiva quando se abre o tanque... E eu nem tenho multímetro, Nairo... Vou comprar um... Ou fazer como o Toninho: acostumar com isso, até a Triumph chamar o recall... Escuta, e se a gente fizesse uma consulta formal à fábrica, pra saber se eles têm uma resposta sobre esse defeito? Abraço, | |
| | | cristo
Mensagens : 82 Data de inscrição : 19/11/2009 Idade : 55 Localização : sapucaia do sul
| Assunto: Re: Problema no medidor de combustível Sex 29 Jul - 23:10 | |
| Tb estou com problema,mas o meu e visivel,o sensor que para mim era um capacitor e não um termistor abriu as pernas,estou pensando em colocar um medidor que desenvolvi para tenere e usei anos sem problema nenhum.Utilizei um trasmissor de pressão medindo a coluna liquida,como a quantidade de gas e a mesma da tenere ta pronto e so comprar um Trasmissor de um PSI e um indicador que meça 45 mv e era isso. | |
| Assunto: Re: Problema no medidor de combustível Sáb 30 Jul - 16:12 | |
| | |
| | | cristo
Mensagens : 82 Data de inscrição : 19/11/2009 Idade : 55 Localização : sapucaia do sul
| Assunto: Re: Problema no medidor de combustível Seg 1 Ago - 19:28 | |
| | |
| Assunto: Re: Problema no medidor de combustível Ter 2 Ago - 9:02 | |
| | |
| | | luiz eduardo t silva
Mensagens : 2 Data de inscrição : 03/11/2011 Idade : 65 Localização : brasilia df
| Assunto: boia da 955i Ter 6 Dez - 23:55 | |
| Boa noite, sobre a boia ela e montada em uma regua de fibra que com o tempo empena e com isso faz com que o elevador"'boia"' enrosque e trave. Edu brasilia. | |
| Assunto: Re: Problema no medidor de combustível Qui 8 Dez - 9:37 | |
| Mas Edu, Então como explicar que a boia zerada que eu coloquei também apresenta o mesmo defeito? Já veio empenada? | |
| | | antek
Mensagens : 7 Data de inscrição : 08/06/2016 Idade : 53 Localização : SP
| Assunto: medidor de combustivel Qui 7 Jun - 21:14 | |
| Não sei em que ano este post foi criado, mas pesquisando hoje me deparei com este, minha tiger 955i 2004 o medidor de combustivel no painel não marca corretamente, mas não fica luz piscando, simplesmente ponteiro no máximo sobe até metade quando tanque cheio, no geral marca 1/4. Será que seria a boia? | |
| | | Toninho Ausenka
Mensagens : 102 Data de inscrição : 05/05/2010 Idade : 63 Localização : são paulo
| Assunto: Re: Problema no medidor de combustível Sex 8 Jun - 8:40 | |
| - antek escreveu:
- Não sei em que ano este post foi criado, mas pesquisando hoje me deparei com este, minha tiger 955i 2004 o medidor de combustivel no painel não marca corretamente, mas não fica luz piscando, simplesmente ponteiro no máximo sobe até metade quando tanque cheio, no geral marca 1/4.
Será que seria a boia? Bom dia Antek! Faz tempo que o povo tem esse defeito, e eu também tinha. E que eu saiba não foi possível resolver o defeito. Acesso o Tiger Club Brasil no Facebook. Abraço e bom dia! | |
| | | Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Problema no medidor de combustível | |
| |
| | | | Problema no medidor de combustível | |
|