Tiger Club Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Site para motociclistas proprietários da moto modelo Tiger da Triumph
 
RegistarInícioPortalÚltimas imagensProcurarEntrar

 

 Oleo da suspensão dianteira!

Ir para baixo 
+3
Ferrarezi
Gopereira
Pelingrino
7 participantes
AutorMensagem
Pelingrino
Admin
Pelingrino


Mensagens : 1133
Data de inscrição : 16/10/2008
Idade : 47
Localização : BH

Oleo da suspensão dianteira! Empty
MensagemAssunto: Re: Oleo da suspensão dianteira!   Oleo da suspensão dianteira! EmptyQui 3 Out - 4:54

Não e por litro e sim por altura na bengala!
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.vetcarebh.com.br
Girleans Cerqueira




Mensagens : 4
Data de inscrição : 12/04/2013
Idade : 46
Localização : bahia

Oleo da suspensão dianteira! Empty
MensagemAssunto: Re: Oleo da suspensão dianteira!   Oleo da suspensão dianteira! EmptySex 12 Abr - 15:43

Boa tarde, tenho um Tiger 94 e estou precisando trocar o oleo da suspensão dianteira. Quanto de oleo pega? Obrigado desde já
Ir para o topo Ir para baixo
Pelingrino
Admin
Pelingrino


Mensagens : 1133
Data de inscrição : 16/10/2008
Idade : 47
Localização : BH

Oleo da suspensão dianteira! Empty
MensagemAssunto: Re: Oleo da suspensão dianteira!   Oleo da suspensão dianteira! EmptyQua 10 Out - 5:12

A moto realmente responde quando trocamos o óleo da suspensão!
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.vetcarebh.com.br
sampaio

sampaio


Mensagens : 64
Data de inscrição : 08/07/2012
Idade : 52
Localização : londrina - Pr

Oleo da suspensão dianteira! Empty
MensagemAssunto: Re: Oleo da suspensão dianteira!   Oleo da suspensão dianteira! EmptySáb 8 Set - 13:21

Pessoal troquei o oleo da suspensao da minha motoca e ficou outra moto, coloquei conforme manual, os 144mm, ficou show de bola, a frente ficou realmente firme, usei o repsol.
Abraços. Oleo da suspensão dianteira! 883276 Oleo da suspensão dianteira! 883276 Oleo da suspensão dianteira! 883276 Oleo da suspensão dianteira! 883276 Oleo da suspensão dianteira! 883276
Ir para o topo Ir para baixo
Ferrarezi
Moderador
Ferrarezi


Mensagens : 1203
Data de inscrição : 24/08/2009
Idade : 56
Localização : Ferrarezi

Oleo da suspensão dianteira! Empty
MensagemAssunto: Re: Oleo da suspensão dianteira!   Oleo da suspensão dianteira! EmptyQui 29 Abr - 21:37

Nairo 955 escreveu:
Olá Ferrarezi e Fadanelli,

O efeito de amortecimento é realizado pela passagem do óleo por orifícios calibrados em válvulas dentro de bengala, quando mais viscoso for o óleo menor será a velocidade de passagem do óleo e o efeito prático é maior amortecimento. A percepção do usuário é a suspensão mais dura ou macia.

Realmente as suspensões são projetadas para atender à esta gama de lubrificantes, ou seja do 5 ao 20. Abaixo desta especificação ou acima, poderá haver problemas sim, caso não se altere as calibrações destas válvulas internas.

Suspensões reguláveis alteram estes parâmetros de calibração destas válvulas, variando a velocidade de passagem do óleo e consequentemente o amortecimento. Nas 955 apenas o traseiro tem este tipo de regulagem.

Pode-se conseguir especificações intermediárias, desde que se utilize óleo da mesma marca, por exemplo, misturar um óleo 10 com 20 vai resultar em um óleo 15 aproximadamente, pois são missíveis. Nunca misture óleos de fabricantes diferentes, pois a base do óleo pode ser diferente e o resultado adverso.

Realmente o óleo 20 dará uma esportividade maior à moto, mas isso também depende da preferência de pilotagem e também da composição física do piloto. De certo suspensões mais duras tendem a ser menos confortáveis e vice-versa.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Depois que eu falo ele fica acanhado... Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Esse nosso Master Consulter... cheers cheers cheers
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.cferrarezi.com
Nairo 1050
Admin
Nairo 1050


Mensagens : 1239
Data de inscrição : 21/04/2009
Idade : 58
Localização : São Paulo

Oleo da suspensão dianteira! Empty
MensagemAssunto: Re: Oleo da suspensão dianteira!   Oleo da suspensão dianteira! EmptyQui 29 Abr - 13:51

Olá Ferrarezi e Fadanelli,

O efeito de amortecimento é realizado pela passagem do óleo por orifícios calibrados em válvulas dentro de bengala, quando mais viscoso for o óleo menor será a velocidade de passagem do óleo e o efeito prático é maior amortecimento. A percepção do usuário é a suspensão mais dura ou macia.

Realmente as suspensões são projetadas para atender à esta gama de lubrificantes, ou seja do 5 ao 20. Abaixo desta especificação ou acima, poderá haver problemas sim, caso não se altere as calibrações destas válvulas internas.

Suspensões reguláveis alteram estes parâmetros de calibração destas válvulas, variando a velocidade de passagem do óleo e consequentemente o amortecimento. Nas 955 apenas o traseiro tem este tipo de regulagem.

Pode-se conseguir especificações intermediárias, desde que se utilize óleo da mesma marca, por exemplo, misturar um óleo 10 com 20 vai resultar em um óleo 15 aproximadamente, pois são missíveis. Nunca misture óleos de fabricantes diferentes, pois a base do óleo pode ser diferente e o resultado adverso.

Realmente o óleo 20 dará uma esportividade maior à moto, mas isso também depende da preferência de pilotagem e também da composição física do piloto. De certo suspensões mais duras tendem a ser menos confortáveis e vice-versa.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
Ferrarezi
Moderador
Ferrarezi


Mensagens : 1203
Data de inscrição : 24/08/2009
Idade : 56
Localização : Ferrarezi

Oleo da suspensão dianteira! Empty
MensagemAssunto: Re: Oleo da suspensão dianteira!   Oleo da suspensão dianteira! EmptyQui 29 Abr - 9:23

Valeu pelas informações! Pra quem gosta de uma tocada mais esportiva deve ser uma boa! Eu já acho uma delícia esse molejo da Tiger... Acho que é porque eu só ando na maciota... bounce bounce bounce bounce bounce
Abraço! cheers
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.cferrarezi.com
Sandro Fadanelli

Sandro Fadanelli


Mensagens : 61
Data de inscrição : 15/04/2010
Idade : 51
Localização : Cascavel - Paraná

Oleo da suspensão dianteira! Empty
MensagemAssunto: Re: Oleo da suspensão dianteira!   Oleo da suspensão dianteira! EmptyQui 29 Abr - 9:15

Olá meu amigo ferrarezi .... tenho um grande amigo aqui em Cascavel que se chama ferrarezi ele é advgado também.
Entao faz uns 2 anos que troquei e nunca deu nenhum problema.
A suspensao ficou mais dura e melhorou muito as "afundadas" principalmente em curvas ..... os retentores foram usados os mesmos que estavam nle.a .... mas a troca de retentores é simples ..... se precisar por um retetnro de maior pressao basta troca-lo. acredito que não é o bicho ... hehe ... mas a moto ficou muito mais firme e a tocada mais tranquila sem as afundadas.
onde mora? note meu msn aí [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] .
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.cobrasdoasfalto.com.br
Ferrarezi
Moderador
Ferrarezi


Mensagens : 1203
Data de inscrição : 24/08/2009
Idade : 56
Localização : Ferrarezi

Oleo da suspensão dianteira! Empty
MensagemAssunto: Re: Oleo da suspensão dianteira!   Oleo da suspensão dianteira! EmptyQua 28 Abr - 20:39

Fadanelli escreveu:
Olá ... coloquei oleo 20 na suspensao da minha tiger 955i 2002 e a moto ficou totalmente diferente .... ao some mais das maos .. hehe ... nao da mais aquela afundadas que dava antes ..... e entra nas curvas de ponta cabeça .... hehe .... pode por que aconselho ....

Olá, Fadanelli,
Faz quanto tempo que trocou o 10w por 20w?? Não teve problemas com retentores nesse período? A informação que um técnico me passou é que colocando um óleo mais grosso, aumentaria a pressão interna nos êmbolos e isso poderia prejudicar os retentores. Será que essa informação procede? Gostaria de saber mais sobre sua experiência em relação a isso... Alguém mais poderia informar algo sobre essa questão? scratch scratch scratch
Abraço,
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.cferrarezi.com
Sandro Fadanelli

Sandro Fadanelli


Mensagens : 61
Data de inscrição : 15/04/2010
Idade : 51
Localização : Cascavel - Paraná

Oleo da suspensão dianteira! Empty
MensagemAssunto: Re: Oleo da suspensão dianteira!   Oleo da suspensão dianteira! EmptyQua 28 Abr - 15:17

Olá ... coloquei oleo 20 na suspensao da minha tiger 955i 2002 e a moto ficou totalmente diferente .... ao some mais das maos .. hehe ... nao da mais aquela afundadas que dava antes ..... e entra nas curvas de ponta cabeça .... hehe .... pode por que aconselho ....
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.cobrasdoasfalto.com.br
Nairo 1050
Admin
Nairo 1050


Mensagens : 1239
Data de inscrição : 21/04/2009
Idade : 58
Localização : São Paulo

Oleo da suspensão dianteira! Empty
MensagemAssunto: Re: Oleo da suspensão dianteira!   Oleo da suspensão dianteira! EmptyQua 14 Abr - 14:19

Segue link para a página da Elf

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ir para o topo Ir para baixo
Ferrarezi
Moderador
Ferrarezi


Mensagens : 1203
Data de inscrição : 24/08/2009
Idade : 56
Localização : Ferrarezi

Oleo da suspensão dianteira! Empty
MensagemAssunto: Re: Oleo da suspensão dianteira!   Oleo da suspensão dianteira! EmptyTer 13 Abr - 20:59

Nairo 955 escreveu:
Ferrarezi,

O Kayaba G10 seria o óleo desenvolvido pela própria Kayaba que é o fabricante da suspensão.

Óleo de garfo de suspensão não é multiviscosos como de motor, sendo assim acho estranha a especificação 10W20.

Recomendo utilizar óleos de fabricantes consagrados como Motul, Mobil, Elf, etc na especificação SAE 10.

Eu encontrei um óleo sintético da Elf SAE10 específico para suspensão de motos ( veja site da elf) por R$26,00 o 1/2 litro.
O Motul de mesma especificação custa R$50,00 o litro.

A vantagem do Elf é que comprei 1,5 litros ( 3 frascos de 1/2 litro cada), pois cada bengala da Tiger vão aproximadamente 720 ml ( Segundo o manual da Haynes), sobrando somente um pouquinho. Se optar pelo Motul sobrarão mais de 1/2 litro.

A especificação SAE10 vai deixar o comportamento da suspensão igual ao original de fábrica, mas se desejar "endurecer" a suspensão coloque um óleo SAE15 ou SAE 20, da mesma forma se quiser torná-la mais macia coloque um SAE 5 ( se encontrar).

Fiz a troca do óleo recentemente da minha e aproveitei para trocar os rolamento da caixa de direção que apresentavam com um calo. ( Já ouvi isso de outros proprietários). Infelizmente não existe um bujão de dreno do óleo na própria bengala, sendo necessária sua remoção.

Um abraço

Nairo

Veleu pelas informações!
A especificação 10w20 estava num site francês... Como não entendo da coisa, achei que poderia ser... Embarassed
De toda forma, agora fica mais fácil. Vou atrás desse óleo ELF SAE10 ou Motul SAE 10, o que encontrar, então.
Abraço,
Ferrarezi
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.cferrarezi.com
Pelingrino
Admin
Pelingrino


Mensagens : 1133
Data de inscrição : 16/10/2008
Idade : 47
Localização : BH

Oleo da suspensão dianteira! Empty
MensagemAssunto: Re: Oleo da suspensão dianteira!   Oleo da suspensão dianteira! EmptyTer 13 Abr - 19:31

Nairo 955 escreveu:
Ferrarezi,

O Kayaba G10 seria o óleo desenvolvido pela própria Kayaba que é o fabricante da suspensão.

Óleo de garfo de suspensão não é multiviscosos como de motor, sendo assim acho estranha a especificação 10W20.

Recomendo utilizar óleos de fabricantes consagrados como Motul, Mobil, Elf, etc na especificação SAE 10.

Eu encontrei um óleo sintético da Elf SAE10 específico para suspensão de motos ( veja site da elf) por R$26,00 o 1/2 litro.
O Motul de mesma especificação custa R$50,00 o litro.

A vantagem do Elf é que comprei 1,5 litros ( 3 frascos de 1/2 litro cada), pois cada bengala da Tiger vão aproximadamente 720 ml ( Segundo o manual da Haynes), sobrando somente um pouquinho. Se optar pelo Motul sobrarão mais de 1/2 litro.

A especificação SAE10 vai deixar o comportamento da suspensão igual ao original de fábrica, mas se desejar "endurecer" a suspensão coloque um óleo SAE15 ou SAE 20, da mesma forma se quiser torná-la mais macia coloque um SAE 5 ( se encontrar).

Fiz a troca do óleo recentemente da minha e aproveitei para trocar os rolamento da caixa de direção que apresentavam com um calo. ( Já ouvi isso de outros proprietários). Infelizmente não existe um bujão de dreno do óleo na própria bengala, sendo necessária sua remoção.

Um abraço

Nairo

Qaundo comprei a minha fiz o mesmo serviço!!

Rolamento, e óleo da suspensão!
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.vetcarebh.com.br
Nairo 1050
Admin
Nairo 1050


Mensagens : 1239
Data de inscrição : 21/04/2009
Idade : 58
Localização : São Paulo

Oleo da suspensão dianteira! Empty
MensagemAssunto: Re: Oleo da suspensão dianteira!   Oleo da suspensão dianteira! EmptyTer 13 Abr - 18:26

Ferrarezi,

O Kayaba G10 seria o óleo desenvolvido pela própria Kayaba que é o fabricante da suspensão.

Óleo de garfo de suspensão não é multiviscosos como de motor, sendo assim acho estranha a especificação 10W20.

Recomendo utilizar óleos de fabricantes consagrados como Motul, Mobil, Elf, etc na especificação SAE 10.

Eu encontrei um óleo sintético da Elf SAE10 específico para suspensão de motos ( veja site da elf) por R$26,00 o 1/2 litro.
O Motul de mesma especificação custa R$50,00 o litro.

A vantagem do Elf é que comprei 1,5 litros ( 3 frascos de 1/2 litro cada), pois cada bengala da Tiger vão aproximadamente 720 ml ( Segundo o manual da Haynes), sobrando somente um pouquinho. Se optar pelo Motul sobrarão mais de 1/2 litro.

A especificação SAE10 vai deixar o comportamento da suspensão igual ao original de fábrica, mas se desejar "endurecer" a suspensão coloque um óleo SAE15 ou SAE 20, da mesma forma se quiser torná-la mais macia coloque um SAE 5 ( se encontrar).

Fiz a troca do óleo recentemente da minha e aproveitei para trocar os rolamento da caixa de direção que apresentavam com um calo. ( Já ouvi isso de outros proprietários). Infelizmente não existe um bujão de dreno do óleo na própria bengala, sendo necessária sua remoção.

Um abraço

Nairo
Ir para o topo Ir para baixo
Pelingrino
Admin
Pelingrino


Mensagens : 1133
Data de inscrição : 16/10/2008
Idade : 47
Localização : BH

Oleo da suspensão dianteira! Empty
MensagemAssunto: Re: Oleo da suspensão dianteira!   Oleo da suspensão dianteira! EmptyTer 13 Abr - 5:48

Ferrarezi escreveu:
Amigos,
Gostaria de obter mais informações sobre o óleo da suspensão dianteira da 955i.
O manual de serviço manda usar Kayaba G10 na dianteira. Procurando na net (pra caramba Exclamation ) consegui descobrir que o Kayaba G10 tem especificação 10W20. Bem, até aí, tudo bem. O lance é que não encontro esse tal de Kayaba em canto nenhum pra comprar e os óleos de suspensão que encontro (Motorex e Motul) somente dizem "especificação 10W". Sabem me dizer se é a mesma coisa? Afinal de contas, que óleos acháveis neste país tem essa especificação do Kayaba G10??
Aliás, um comentário maldoso de professor de português: fiquei abismado que, na maioria das lojas em que procurei na Internet, não achei "óleo para suspensão". Só achei óleo para "suspenção" pale pale pale pale pale Esse deve deixar a pobre da suspensão podre... cheers cheers cheers
Abraços,

Ferrarezi acho que o motul 10W e a mesma coisa do tal Kayaba
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.vetcarebh.com.br
Ferrarezi
Moderador
Ferrarezi


Mensagens : 1203
Data de inscrição : 24/08/2009
Idade : 56
Localização : Ferrarezi

Oleo da suspensão dianteira! Empty
MensagemAssunto: Re: Oleo da suspensão dianteira!   Oleo da suspensão dianteira! EmptyTer 13 Abr - 1:02

Amigos,
Gostaria de obter mais informações sobre o óleo da suspensão dianteira da 955i.
O manual de serviço manda usar Kayaba G10 na dianteira. Procurando na net (pra caramba Exclamation ) consegui descobrir que o Kayaba G10 tem especificação 10W20. Bem, até aí, tudo bem. O lance é que não encontro esse tal de Kayaba em canto nenhum pra comprar e os óleos de suspensão que encontro (Motorex e Motul) somente dizem "especificação 10W". Sabem me dizer se é a mesma coisa? Afinal de contas, que óleos acháveis neste país tem essa especificação do Kayaba G10??
Aliás, um comentário maldoso de professor de português: fiquei abismado que, na maioria das lojas em que procurei na Internet, não achei "óleo para suspensão". Só achei óleo para "suspenção" pale pale pale pale pale Esse deve deixar a pobre da suspensão podre... cheers cheers cheers
Abraços,
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.cferrarezi.com
Pelingrino
Admin
Pelingrino


Mensagens : 1133
Data de inscrição : 16/10/2008
Idade : 47
Localização : BH

Oleo da suspensão dianteira! Empty
MensagemAssunto: Re: Oleo da suspensão dianteira!   Oleo da suspensão dianteira! EmptySeg 27 Out - 18:18

Gopereira escreveu:
Qual a especificação do óleo utilizado na suspensão dianteira?

O que eu useu na minha é o Fork oil 10 ou 15 acho que usei, a diferença é muito pequena!
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.vetcarebh.com.br
Gopereira

Gopereira


Mensagens : 22
Data de inscrição : 16/10/2008
Idade : 48
Localização : Botafogo - Rio de Janeiro

Oleo da suspensão dianteira! Empty
MensagemAssunto: Suspensão dianteira   Oleo da suspensão dianteira! EmptySeg 27 Out - 12:42

Qual a especificação do óleo utilizado na suspensão dianteira?
Ir para o topo Ir para baixo
Pelingrino
Admin
Pelingrino


Mensagens : 1133
Data de inscrição : 16/10/2008
Idade : 47
Localização : BH

Oleo da suspensão dianteira! Empty
MensagemAssunto: Oleo da suspensão dianteira!   Oleo da suspensão dianteira! EmptyDom 19 Out - 19:56

Você sabe como trocar o oleo da suspensão dianteira e quanto de oleo colocar?

Vamos la!, para desmontar e normal como para a maioria das motos: remover roda dianteira, presilhas de freio, cabo de vecolimetro, paralama dianteiro, afrouxar os parafusos da mesa e remover as forquilhas!

Para trocar o óleo é nescessario abrir a tampa da forquilha e derramar o oleo antigo (é bom medir a quantidade de óleo, mas ela pode estar errada devido ao tempo e degradação pelo uso).

No manual que eu não tenho mas tem alguem aqui que tem em BH e ele não me empresta nem a pau a quantidade de óleo a ser reposta é de 144 milimetros (isso mesmo é em milimetros) ou seja depois de lavar tudo com querosene e deixar escorrer bem, você tem que tirar a mola e comprimir ela toda, ai você começa a despejar o oleo e quando este faltar 144 milimetros para completar a forquilha ja ta no nivel (é mais de 600ml se eu não estou enganado)

Importante, essa medida de 144 milimetros so serve para as ano 98 pois possuem forquilha diferente para as mais antigas eu não sei! Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.vetcarebh.com.br
Conteúdo patrocinado





Oleo da suspensão dianteira! Empty
MensagemAssunto: Re: Oleo da suspensão dianteira!   Oleo da suspensão dianteira! Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Oleo da suspensão dianteira!
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Troca do óleo das bengalas Tiger 1050
» Guarda pó - Suspensão Dianteira
» Óleo e Filtro de óleo
» AJUDA E DICAS TIGER 1050
» Regulagem suspensão tiger 1050

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Tiger Club Brasil :: Tiger 900 :: Freios, Suspensão, Pneus-
Ir para: