Toninho Ausenka
Mensagens : 102 Data de inscrição : 05/05/2010 Idade : 63 Localização : são paulo
| Assunto: Re: Entenda as especificações do óleo lubrificante Ter 15 maio - 7:18 | |
| - Parabéns!!! Estou compartilhando. | |
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Pelingrino Admin
Mensagens : 1133 Data de inscrição : 16/10/2008 Idade : 47 Localização : BH
| Assunto: Re: Entenda as especificações do óleo lubrificante Ter 15 maio - 6:06 | |
| Como disse e o cara da palavra!! | |
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mtmassula
Mensagens : 64 Data de inscrição : 26/12/2011 Idade : 44 Localização : Betim - MG
| Assunto: Re: Entenda as especificações do óleo lubrificante Seg 14 maio - 10:24 | |
| Marco Túlio curtiu isso! Há! | |
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Mirarchi_955 Admin
Mensagens : 838 Data de inscrição : 06/06/2011 Idade : 49 Localização : São Paulo
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Ferrarezi Moderador
Mensagens : 1203 Data de inscrição : 24/08/2009 Idade : 56 Localização : Ferrarezi
| Assunto: Re: Entenda as especificações do óleo lubrificante Sex 11 maio - 17:20 | |
| - dmreinert escreveu:
- Parabéns pela dedicação Ferrarezi! Show de bola sua explicação!
Se ajudou, se contribuiu com os companheiros, estou feliz! Abraço, | |
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dmreinert
Mensagens : 85 Data de inscrição : 16/11/2008 Idade : 39
| Assunto: Re: Entenda as especificações do óleo lubrificante Sex 11 maio - 13:08 | |
| Parabéns pela dedicação Ferrarezi! Show de bola sua explicação! | |
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Ferrarezi Moderador
Mensagens : 1203 Data de inscrição : 24/08/2009 Idade : 56 Localização : Ferrarezi
| Assunto: Entenda as especificações do óleo lubrificante Sex 11 maio - 12:16 | |
| Como muitos têm dificuldade em entender as especificações dos óleos lubrificantes, segue abaixo um "mini-guia" para facilitar a compreensão e tirar os medos de quem não conhece bem a coisa:
O primeiro ponto que temos que entender é que o óleo lubrificante de motor para motocicletas é medido em função de 5 critérios:
1) Especificação de desempenho - a mais tradicional é a API (Instituto Americano de Petróleo), mas existem especificações européias, como Acea e as respectivas de cada montadora. A classificação API, baseia-se em níveis de desempenho dos óleos lubrificantes, isto é, no tipo de serviço ao qual a máquina estará sujeita. São classificados por duas letras, a primeira indica o tipo de combustível do motor (no caso das nossas motos a gasolina, essa letra sempre é "S") e a segunda o tipo de serviço (que aumenta conforme a qualidade do óleo para serviços mais pesados). Assim, um óleo SH (gasolina nível H) é inferior a um óleo SI ou SJ, por exemplo (gasolina nível I e gasolina nível J, respectivamente). Observe que a segunda letra vai crescendo na ordem do alfabeto: H, I, J, L, M etc. Quanto "maior" a posição da letra no alfabeto, maior a qualidade do óleo. A maior especificação existente hoje em dia é SM, que ainda é meio rara de encontrar no Brasil e aparece em óleos mais caros, por enquanto. Assim os óleos SL são os melhores em desempenho e custo x benefício.
2) Especificação de viscosidade - A viscosidade dos lubrificantes não é constante, ela varia com a temperatura. Quando esta aumenta, a viscosidade diminui e o óleo escoa com mais facilidade. O Índice de Viscosidade mede a variação da viscosidade com a temperatura. Quanto maior esse índice, menor será a variação de viscosidade do óleo lubrificante, quando submetido a diferentes valores de temperatura e sua densidade será mais constante. A densidade indica a massa de um certo volume de óleo a uma certa temperatura e é importante para indicar se houve contaminação ou deterioração de um lubrificante. Regulada pela SAE (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade), há basicamente dois grupos, o de monoviscosos (como 30, 40 e 50) e multiviscosos (como 20w50, 10w40, 5w40); os multiviscosos têm maior capacidade de resistir à variação térmica dos motores, apresentando menor redução de valor quando do aumento da temperatura. A classificação SAE rotula os óleos lubrificantes pela sua viscosidade, que é indicada por um número. Quanto maior este número, mais viscoso é o lubrificante e são divididos em três categorias.
Óleos de verão: SAE 20, 30, 40, 50, 60; Óleos de inverno: SAE 0W, 5W, 10W, 15W, 20W, 25W; Óleos multiviscosos (inverno e verão): SAE 20W-40, 20W-50, 15W-50.
No caso dos óleos que usamos hoje, todos multiviscosos, aparecem dois números: o primeiro número com um "W" e o segundo número sozinho. A letra "W" vem do inglês "winter", que significa inverno. Isso significa que quanto menor o primeiro número (inverno), mais o óleo é adaptado para o frio e mais "fino" ele é, e quanto mais alto o segundo número (verão) mais o óleo aguenta altas temperaturas (e é mais viscoso, e vai afinando um pouco quando o motor vai esquentando). Os multiviscosos já são adaptados para inverno e verão. Assim, um óleo 0W ou 5W é muito bom para o inverno europeu, mas fica muito fino no calor brasileiro. Um óleo 10W40 ou 15W50 já aguenta bem melhor o tranco do nosso verão e dos nossos congestionamentos super quentes nas capitais. No Saara, é melhor um 20W50...
3) Base do óleo - pode ser mineral, sintética ou semi-sintética. A base do lubrificante determina, em grande parte, sua estabilidade de comportamento. Óleos sintéticos tendem a ser mais estáveis, ou seja, a permanecer com as mesmas características independente da temperatura (nem afina, nem engrossa, nem perde a viscosidade etc.), mas são muito mais caros. Óleos minerais, são bem mais baratos, mas de estrutura molecular mais instável, mudam mais de comportamento em função das variações de temperatura e atrito. Os óleos semi-sintéticos aliam as duas coisas: menor preço com boa estabilidade de comportamento nas variações.
4. Especificação de atrito para uso misto (motor e embreagem) - Essa especificação é medida pela JASO (Japanese Automobile Standards Organization). Há dois padrões: JASO MA: Alto índice de coeficiente de atrito (bom para embreagens) JASO MB: Baixo índice de coeficiente de atrito (fraco para embreagens)
Se a moto é de cárter seco, isto é, a embreagem não funciona dentro do óleo do motor, os óleos JASO MB resolvem. É o caso da Super Teneré. No caso da Tiger, moto de cárter úmido, isto é, em que a embreagem é banhada a óleo, se exige o padrão JASO MA, isto é, para aguentar alto índice de atrito sem prejudicar os componentes.
5. Tipo do motor - se o motor é 4T (o óleo é adicionado dentro do motor) ou se é 2T (o óleo é misturado ao combustível diretamente ou por meio de um tanque auxiliar)
Então, resumindo: O que eu tenho que ver no óleo da moto quando eu for fazer a troca??? Cinco coisas: 1. Especificação API (desempenho) - quanto maior a segunda letra, melhor. SL ou SM são as melhores hoje 2. Especificação SAE (viscosidade) - para o Brasil, 10w40 e 15w50 estão de bom tamanho 3. Base (estabilidade) - semi-sintético e sintético são os melhores. Semi-sintético tem melhor custo x benefício 4. Atrito - para nossas motos tem que ser JASO MA 5. Tipo do motor - no nosso caso, sempre 4T
Um exemplo: o Mobil que estou usando agora (SuperMoto 4T MX) tem as seguintes especificações; API SL, SAE 15W50, semi-sintético, JASO MA, 4T - é um óleo totalmente adequado para a Tiger 955i para uso no Brasil.
Bem, espero ter ajudado com esse "mini-guia" a companheirada que não entendia esses números todos a ter entendido a coisa. Nem é tão difícil, não é mesmo? Grande abraço,
PS.: As fontes para montar a coisa foram os sites das petrolíferas, a Wiki e sites de vendas de lubrificantes. Um monte! Deu preguiça citar um por um aqui....
Última edição por Ferrarezi em Sex 11 maio - 17:19, editado 2 vez(es) | |
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