Site para motociclistas proprietários da moto modelo Tiger da Triumph |
| | Transmissão: corrente, coroa, pinhão | |
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Mirarchi_955 Admin
Mensagens : 838 Data de inscrição : 06/06/2011 Idade : 49 Localização : São Paulo
| Assunto: Re: Transmissão: corrente, coroa, pinhão Dom 21 Out - 23:55 | |
| Erasmo, bem-vindo ao fórum! A pedaleira original você pode pedir diretamente na Jack Lilley. Leia mais no tópico: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]Convido-o também a utilizar a ferramenta de busca. Você coloca o nome da peça/assunto e aparecerão os links relacionados ao tema ok? Caso não encontre, você mesmo pode criar um tópico. Grande abraço, Mirarchi | |
| | | ERASMO OLIVETTI FILHO
Mensagens : 3 Data de inscrição : 20/10/2012 Idade : 62 Localização : Florianopolis - SC
| Assunto: pedaleira Dom 21 Out - 21:38 | |
| prezados amigos, sou novo neste fórum, aliás, tão novo que comprei minha tiger 9551 2004 no sábado mas vou apanhá-la no meio de semana pois está na revisão. sei que o assunto neste tópico é sobre transmissão mas um parceiro comentou sobre a pedaleira, que eu também preciso trocar nesta moto. Gostaria de informação de onde poderia comprar, inclusive os piscas. agradeço qquer informação.
Erasmo | |
| | | Ferrarezi Moderador
Mensagens : 1203 Data de inscrição : 24/08/2009 Idade : 56 Localização : Ferrarezi
| Assunto: Re: Transmissão: corrente, coroa, pinhão Sex 3 Fev - 12:42 | |
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| | | Mirarchi_955 Admin
Mensagens : 838 Data de inscrição : 06/06/2011 Idade : 49 Localização : São Paulo
| Assunto: Re: Transmissão: corrente, coroa, pinhão Sex 3 Fev - 9:37 | |
| Minha 955 estava fazendo mais barulho do que meu Peugeot 206 (quem tem este carro sabe que estou falando...rs). O motivo: corrente batendo em td que e canto da balança.
No pedido da minha pedaleira incluí aquele borrachao que fica no inicio da balança. Ontem fiz a troca e agora parece outra moto, um silêncio só! E só depois que chegou o novo e que percebi como estava gasto o antigo.
Fica a dica! | |
| | | Ferrarezi Moderador
Mensagens : 1203 Data de inscrição : 24/08/2009 Idade : 56 Localização : Ferrarezi
| Assunto: Re: Transmissão: corrente, coroa, pinhão Sex 9 Abr - 22:23 | |
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| | | Pelingrino Admin
Mensagens : 1133 Data de inscrição : 16/10/2008 Idade : 47 Localização : BH
| Assunto: Re: Transmissão: corrente, coroa, pinhão Sex 9 Abr - 20:04 | |
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| | | Ferrarezi Moderador
Mensagens : 1203 Data de inscrição : 24/08/2009 Idade : 56 Localização : Ferrarezi
| Assunto: Re: Transmissão: corrente, coroa, pinhão Sex 9 Abr - 19:47 | |
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| | | Pelingrino Admin
Mensagens : 1133 Data de inscrição : 16/10/2008 Idade : 47 Localização : BH
| Assunto: Re: Transmissão: corrente, coroa, pinhão Sex 9 Abr - 19:27 | |
| Vamos la galera que agora vocês entraram na minha área!!!
Seguinte, ja fui proprietario de uma XT600 e esta moto rodou comigo 80mil Km, com mulher na garupa, malas, areia, cai no mar, subi na serra, e etc... etc... etc...
Nela ja fiz todas as experiencias com relação a relação (mais alongada, menos alongada, coroa pinhão vaz e corrente vaz, coroa e pinhão vaz e corrente did, etc... etc... etc...)
Na minha Tiger 900 veio coroa ? pinhão ? corente KMC e comigo rodou 25mil e acabou!! o pinhão ja era.
Na XT600 a corrente Vaz parecia de elastico!! durou 2000 Km
Na XT600 a corrente KMC durava cerca de 30mil Km e ja fiz coisas de trocar a corrente e não trocar coroa e pinhão e não tive problema algum.
Todos sabemos que o desgaste e devido a mudança de passo da corrente, ou seja quanto melhor a corrente mais vai duras a relação. A corrente quando muda o passo (estica) começa a não casar perfeitamente com os dentes da coroa e pinhão e ai vem o desgaste.
(experiencia de anos e anos em maquinas agricolas na fazenda).
Estive olhando e ja vi em algum lugar que a corrente que vem na 900 e da marce Regina (italiana) Muito boa por sinal!!
Outra coisa e comprar corrente com ou sem emenda (segundo os manuais de mecânica, motos com cilindrada acima de 600cc se a corrente for sem emenda devem ser aberdas com a maquina para desimendar corrente e emendar novamente no local apropriado)
A DID possui as correntes com melhor qualidade de aço, principalmente as VD que são de alta resistencia porem muito caras.
A KMC que estava ma minha Tiger achoi que mudou o passo antes da hora e acabou desgantando a relação prematuramente.
Agora fica a dica que comprei na Jack Lilley o kit de relação da Tiger 900 120 libras ou 324 reais (peças originais Triumph) Coroa e pinhão Não sei a marca mas a corrente e DID Made in Japan. | |
| | | Ferrarezi Moderador
Mensagens : 1203 Data de inscrição : 24/08/2009 Idade : 56 Localização : Ferrarezi
| Assunto: Re: Transmissão: corrente, coroa, pinhão Sex 9 Abr - 16:59 | |
| Nairo, E por falar em qualidade das correntes Vaz, veja o que encontrei há pouco no Fórum XT 600: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]"Empirismo motociclístico cotidiano"... Será que é assim com todas... ainda? Abraço, | |
| | | Ferrarezi Moderador
Mensagens : 1203 Data de inscrição : 24/08/2009 Idade : 56 Localização : Ferrarezi
| Assunto: Re: Transmissão: corrente, coroa, pinhão Sex 9 Abr - 16:51 | |
| Xaolin..airo, A idéia é justamente permitir que a empresa forneça os dados técnicos e de fabricação. Embora (por enquanto) a gente não tenha os dados da DID, e gente pode ter uma idéia da evolução no processo de produção da Vaz, conhecer o que essas correntes e outras peças oferecem atualmente (tipo de material, tecnologias, etc.) e formar uma idéia básica sobre o atual estado de produção. Por exemplo, em que sentido as peças OEM da VAZ são realmente iguais às originais de fábrica? Apenas nas medidas ou também nos materiais? Em que o processo de produção dessas correntes e etc para motos de grande cilindrada mudou de uns anos pra cá. Que tipo de garantias de produção e qualidade a VAz oferece aos consumidores. Acho o tipo de informação interessante para um fórum, que pode ser conseguida por um emeio para o SAc da empresa. Agora, é claro que isso não substitui a prática, a experiência, o "empirismo motociclístico cotidiano" (essa foia boa...). Ou seja, em outras palavras, a idéia é conhecer os santos de casa, pra ver se já aprenderam a fazer milagres. Afinal, que a Vaz não vai reconhecer que suas correntes são piores que as de qualquer outra marca, isso eles não vão fazer abertamente. Mas podem fazê-lo indiretamente, se soubermos ler as informações. Abraço | |
| | | Nairo 1050 Admin
Mensagens : 1239 Data de inscrição : 21/04/2009 Idade : 58 Localização : São Paulo
| Assunto: Re: Transmissão: corrente, coroa, pinhão Sex 9 Abr - 10:30 | |
| Aí Piratão... Agora sou guerreiro Ninja [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] Sinceramente não entendi, porque eu deveria enviar uma carta técnica para a Vaz? Será que eles vão confessar que a DID é melhor? Os valores de resistência, processo da fabricação e materiais precisariam ser comparados com os da DID e RK, e destas empresas não temos as informações. Resumindo, do ponto de vista prático o que isso vai ajudar? Acho que as experiências passadas podem, de algum modo, formar opinião a respeito. Eu também, na época de enduro, já utilizei as correntes da VAZ e DID na mesma moto e os resultados foram bem diferente, a favor da DID, mas isso foi em 95/96. Pode ser que hoje a VAZ tenha nova tecnologia e pode, de fato, se equiparar a DID/RK. Por exemplo, antes da Tiger eu tinha uma Bandit 1200 que comprei com uma corrente CIC ( Chinesa). Aparentemente a corrente era perfeita, pois raramente tinha que ajustar a folga e em 20.000 km não apresentava sinais aparentes de desgaste. Esta corrente custava o mesmo que a Vaz e a metade da DID. O fato é que certo ou errado, sempre conceituamos algumas marcas e até que tenhamos subsídios de informação para mudar isso. Um abraço | |
| | | Ferrarezi Moderador
Mensagens : 1203 Data de inscrição : 24/08/2009 Idade : 56 Localização : Ferrarezi
| Assunto: Re: Transmissão: corrente, coroa, pinhão Qui 8 Abr - 21:43 | |
| Já usei as duas em minhas motos anteriores, se bem que de cilindrada menor, mas afirmo que usando em trilha e cross como eu, com a moto no meio da alma até o banco, a moto comendo lama pelo pescoço, pau e mato entrando pela corrente e moendo na coroa e no pinhão, isso no meio da Amazônia anos a fio... olha... a gente castiga bem a transmissão. Simplesmente não vi diferença entre a corrente DID e a Vaz, desde que seja a Vaz com o-ring. Agora, não sei se isso vale pras correntes maiores. Também fiquei curioso agora... Mas, sabem que sou meio atrevido nessas questões... Eu topava "autorizar" ( ) que o Pelingrino escrevesse pra Vaz em nome do Clube pedindo informações sobre testes de resitência, qualidade do aço e coisas do gênero só pra ver a resposta deles. Afinal, o Clube quer saber qual a melhor opção de corrente pras nossas motos, oras... Tenho certeza de que o Nairo (Vai pirata, empurra pros outros!... ) dá conta de fazer uma carta técnica maravilhosa sobre isso, né não Nairo?? Que tal a sugestão? Afinal, eles tem o direito de vender o peixe deles e nós de acreditar ou não... Abraços, | |
| | | Nairo 1050 Admin
Mensagens : 1239 Data de inscrição : 21/04/2009 Idade : 58 Localização : São Paulo
| Assunto: Re: Transmissão: corrente, coroa, pinhão Qua 7 Abr - 22:55 | |
| Bom tema esse Ferrarezi,
Já é costume corrente entre os motociclistas de plantão que a troca da relação sempre acaba ocorrendo com coroa e pinhão da Vaz e corrente DID ou RK (Japonesas). Isso porque acabou convencionando-se que a corrente é o item mais importante da relação e de maior compromisso com a segurança, já que ela pode se quebrar e causar acidentes graves ou mesmo deixar o piloto a pé. Na prática não conheço ninguém que "pagou para ver" e colocou corrente da Vaz. Eu mesmo na hora parei, pensei e coloquei corrente DID. A relação completa custou na época quase 700 reais, quase o dobro de conjunto com a corrente Vaz.
Pergunto: Alguém já "arriscou" usar a corrente da Vaz para ver se a durabilidade e resistência são as mesmas da DID ou RK?
Será que "pixar" a corrente da Vaz é puro preconceito?
mandem opiniões.
Um abraço
OBS: Cês viram que tô de avatar novo? Já que estou mexendo no motor nada melhor que por uns pistões sarados e nervosos.
Um abraço
Nairo | |
| | | Ferrarezi Moderador
Mensagens : 1203 Data de inscrição : 24/08/2009 Idade : 56 Localização : Ferrarezi
| Assunto: Transmissão: corrente, coroa, pinhão Qua 7 Abr - 22:27 | |
| Fiz uma pesquisa nos últimos dias e a transmissão com especificações OEM mais barata que encontrei na web foi mesmo as da loja direta da VAZ (http://www.comprevaz.com.br). Ali podemos encontrar as peças padrão e peças mais reforçadas, em kits ou individuais. Pra ter uma idéia, o KIT de corrente, coroa e pinhão, especificações OEM e acabamento padrão VAZ, da 955i sai (hoje, abril de 2010) por R$ 476,00, o que é muito barato se comparado ao vendido nas concessionárias e mesmo em lojas paralelas: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] Se você selecionar coroa e pinhão em acabamento simples, mas ainda com especificação mínima OEM, o kit cai pra R$ 354,00. Eles também têm kits e peças individuais pra linha 900. Fica a dica. | |
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| Assunto: Re: Transmissão: corrente, coroa, pinhão | |
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