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 Calibrando o velocímetro da sua Tiger

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AutorMensagem
marcos jordao



Mensagens : 2
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MensagemAssunto: Ajuda com o TuneECU   Seg 6 Nov - 21:08

Gostaria de saber se alguem sabe um passo a passo para configurar o ODB2 para funcionar com a Tiger 1050 2009???
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CLANDIO



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MensagemAssunto: Re: Calibrando o velocímetro da sua Tiger   Dom 7 Jul - 20:09

Meus parabéns, pelo conteúdo e didática!!!

Vou atrás do cabo!


Johnnie Walker escreveu:
Fiz esse breve tutorial em outro fórum, e peço licença para copiá-lo aqui. Lá o objetivo era desabilitar o SAI (Secondary Air Injection), que é um dispositivo para reduzir a poluição, desnecessário em motos de pista, e também corrigir o erro do velocímetro, e alterar o corte do RPM.

Para que possa se fazer isso, é necessário:
1- TuneECU - Software gratuito para reprogramação da ECU e fazer diagnósticos - www.tuneecu.com;
2- Cabo OBDII, padrão VAG 409.1 (VW, AUDI, etc) - Pode ser comprado no mercado livre em torno de R$ 50, ou no ebay por US$ 10;
3- Baixar os drivers e instalar corretamente o software, conforme o procedimento descrito no site.

Bom galera, vai aí um tutorial com fotos. Para facilitar é recomendável baixar do site antes os mapas que servem na sua moto.

Preparando:
Mapas baixados, cabo preparado, entre no software, e conecte o cabo na porta USB. Ainda não conecte o cabo na moto. Deixe o corta-corrente na posição de "Ligado" e retire o fusível dos faróis. Isso é importante, pois se a bateria baixar muito durante o procedimento, pode causar problemas.

Executando:

01 - Conecte o cabo no conector ODBII, e vire a chave de ignição na posição "ON". Aguarde alguns segundos, e o software irá identificar o VIN da sua moto(Vehicle Identification Number, composto dos 6 últimos dígitos do Chassis), e o mapa que está instalado. Para alguns felizes proprietários do tempo do Izzo, descobrimos motos 2010 compradas zero com ECU 2007, onde o VIN não batia com o chassis.


02 - Copie o mapa original, clicando em "ECU" e "Ler Mapa". Esse procedimento pode levar até 20 minutos. (Dica: Se vc tiver baixado o mapa de base que tem no site com o mesmo número identificado no TuneECU qdo conectou na moto e aberto ele no software antes de copiar o mapa da ECU, essa carga será mais rápida).


03 - Finalizada a Cópia do mapa original da ECU, recomendo salvar no PC. Eu salvei o meu como 20242-original.hex.


04 - Alterando os Parâmetros desejados. com relação ao mapa que já estava na moto, desabilitei o SAI e alterei a correção do velocímetro para -8%. Recomendo salvar esse mapa também, pois caso pretenda fazer mais alterações no futuro, pode voltar para esse mapa. Usei o nome 20242-modified.hex. Como para o pessoal aqui o objetivo não é andar nas pistas, não recomendo desabilitar o SAI.


05 - Aplicando as alterações: Entre no menu "ECU" e clique em "Gravar Mapa".


06 - Agora um Alerta. Mexer na ECU é um procedimento de risco. Se clicar em "Ok", é bom saber o que está fazendo. Se não sabe, clique em "Cancel" e vá tomar um leitinho com groselha.


07 - Gravação em progresso, como podemos ver na barra do rodapé da tela. Este passo é rápido.


08 - Mapa gravado com sucesso! O próximo passo é o Reset do TPS.


09 - Reset do TPS: Separe o fúsivel do farol, pois vai ter que colocá-lo novamente. Coloque a ignição na posição "OFF". Recoloque o fusível do farol, aguarde 10 segundos, e coloque a ignição novamente em "ON". Entre no menu "ECU", e clique em "Reset Adequação".


10 - Reset Efetuado! Após receber a msg de "Reset Efetuado", clique em "OK" e coloque na tela "Diagnosticos".


11 - Efetivando o Reset do TPS: Ligue a moto "SEM ACELERAR", e deixe funcionando em marcha lenta até o indicador de TPS acender em verde na barra de status.


12 - Está finalizado o processo. Antes de desligar o contato ou desligar o cabo, entre no menu "ECU" e clique em "Disconnect".

Feito isso, vá dar uma volta na moto com um GPS de boa qualidade, e compare o valor medido no painel com o do GPS, e repita se necessário até o ajuste ficar perfeito.

Vale lembrar que a medição do painel sofre pequenas alterações com o peso e calibragem do pneu, então se atente a esse detalhe, e faça o procedimento com os pneus calibrados, e equipado como você anda na maior parte do tempo.
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Johnnie Walker



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MensagemAssunto: Re: Calibrando o velocímetro da sua Tiger   Ter 1 Jan - 18:00

É possível saber pelo "VIN" que vem gravado na ECU. Tem que ser exatamente igual o da moto. Se for diferente, já mostra que a ECU foi trocada, e se o VIN estiver em outro intervalo, pode denotar que a ECU é de outro ano.
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Nairo 1050
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MensagemAssunto: Re: Calibrando o velocímetro da sua Tiger   Ter 1 Jan - 14:48

Noooossaaaa Muito bom JW.

Sua explicação foi bem didátia e fácil de entender.

Bizarro foi seu comentário que o Izzo montava ECU 2007 em motos 2010. Isso poderia explicar o meu comentário que motos 2010 apresentaram problemas de motor devido ao mapa desatualizado. Concorda? Nas ECU's 2007 é possível se reconhecer a data de fabricação na etiqueta?

cheers
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Johnnie Walker



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MensagemAssunto: Calibrando o velocímetro da sua Tiger   Seg 31 Dez - 19:02

Fiz esse breve tutorial em outro fórum, e peço licença para copiá-lo aqui. Lá o objetivo era desabilitar o SAI (Secondary Air Injection), que é um dispositivo para reduzir a poluição, desnecessário em motos de pista, e também corrigir o erro do velocímetro, e alterar o corte do RPM.

Para que possa se fazer isso, é necessário:
1- TuneECU - Software gratuito para reprogramação da ECU e fazer diagnósticos - www.tuneecu.com;
2- Cabo OBDII, padrão VAG 409.1 (VW, AUDI, etc) - Pode ser comprado no mercado livre em torno de R$ 50, ou no ebay por US$ 10;
3- Baixar os drivers e instalar corretamente o software, conforme o procedimento descrito no site.

Bom galera, vai aí um tutorial com fotos. Para facilitar é recomendável baixar do site antes os mapas que servem na sua moto.

Preparando:
Mapas baixados, cabo preparado, entre no software, e conecte o cabo na porta USB. Ainda não conecte o cabo na moto. Deixe o corta-corrente na posição de "Ligado" e retire o fusível dos faróis. Isso é importante, pois se a bateria baixar muito durante o procedimento, pode causar problemas.

Executando:

01 - Conecte o cabo no conector ODBII, e vire a chave de ignição na posição "ON". Aguarde alguns segundos, e o software irá identificar o VIN da sua moto(Vehicle Identification Number, composto dos 6 últimos dígitos do Chassis), e o mapa que está instalado. Para alguns felizes proprietários do tempo do Izzo, descobrimos motos 2010 compradas zero com ECU 2007, onde o VIN não batia com o chassis.


02 - Copie o mapa original, clicando em "ECU" e "Ler Mapa". Esse procedimento pode levar até 20 minutos. (Dica: Se vc tiver baixado o mapa de base que tem no site com o mesmo número identificado no TuneECU qdo conectou na moto e aberto ele no software antes de copiar o mapa da ECU, essa carga será mais rápida).


03 - Finalizada a Cópia do mapa original da ECU, recomendo salvar no PC. Eu salvei o meu como 20242-original.hex.


04 - Alterando os Parâmetros desejados. com relação ao mapa que já estava na moto, desabilitei o SAI e alterei a correção do velocímetro para -8%. Recomendo salvar esse mapa também, pois caso pretenda fazer mais alterações no futuro, pode voltar para esse mapa. Usei o nome 20242-modified.hex. Como para o pessoal aqui o objetivo não é andar nas pistas, não recomendo desabilitar o SAI.


05 - Aplicando as alterações: Entre no menu "ECU" e clique em "Gravar Mapa".


06 - Agora um Alerta. Mexer na ECU é um procedimento de risco. Se clicar em "Ok", é bom saber o que está fazendo. Se não sabe, clique em "Cancel" e vá tomar um leitinho com groselha.


07 - Gravação em progresso, como podemos ver na barra do rodapé da tela. Este passo é rápido.


08 - Mapa gravado com sucesso! O próximo passo é o Reset do TPS.


09 - Reset do TPS: Separe o fúsivel do farol, pois vai ter que colocá-lo novamente. Coloque a ignição na posição "OFF". Recoloque o fusível do farol, aguarde 10 segundos, e coloque a ignição novamente em "ON". Entre no menu "ECU", e clique em "Reset Adequação".


10 - Reset Efetuado! Após receber a msg de "Reset Efetuado", clique em "OK" e coloque na tela "Diagnosticos".


11 - Efetivando o Reset do TPS: Ligue a moto "SEM ACELERAR", e deixe funcionando em marcha lenta até o indicador de TPS acender em verde na barra de status.


12 - Está finalizado o processo. Antes de desligar o contato ou desligar o cabo, entre no menu "ECU" e clique em "Disconnect".

Feito isso, vá dar uma volta na moto com um GPS de boa qualidade, e compare o valor medido no painel com o do GPS, e repita se necessário até o ajuste ficar perfeito.

Vale lembrar que a medição do painel sofre pequenas alterações com o peso e calibragem do pneu, então se atente a esse detalhe, e faça o procedimento com os pneus calibrados, e equipado como você anda na maior parte do tempo.
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