Site para motociclistas proprietários da moto modelo Tiger da Triumph

Registrar-seInícioPortalCalendárioFAQBuscarMembrosGruposConectar-se

Compartilhe | 

Ventuinha TIGER 1050

Ir em baixo 
AutorMensagem
Nairo 1050
Admin

MensagemAssunto: Re: Ventuinha TIGER 1050    Sex 29 Nov - 14:40

Paulo, não foi caro.

Encontrei a informação da ventoinha que havia falado, segue no link abaixo.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

cheers 
Ver perfil do usuário
paulo filipin

MensagemAssunto: Re: Ventuinha TIGER 1050    Sex 29 Nov - 12:33

Entao. Serviu. Mas foi da Z14 e não da 1000 como disse antes.

Ficou otimo.

No total gastei 350reais.
Ver perfil do usuário
Nairo 1050
Admin

MensagemAssunto: Re: Ventuinha TIGER 1050    Sex 29 Nov - 11:23

Fala Paulo, tudo bem?

E a moto? Conseguiu resolver o problema da ventoinha, parece que os casos ficaram concentrados no Paraná. Cool 

A ventoinha da Kawa serviu?

Uma vez li em algum lugar do pessoal usar a ventoinha da Sprint 1050 que é maior e ventila melhor, acho que foi no site do Adrian Molloy.

Conta o que você fez para saber se funciona mesmo.

cheers 
Ver perfil do usuário
paulo filipin

MensagemAssunto: Re: Ventuinha TIGER 1050    Qua 20 Nov - 12:16

Ressuscitando o tópico.

A minha moto teve problema de ventoinha. Parou de funcionar. A principio pensamos em fusível queimado. Mas não era. Foi o motorzinho que foi pro saco. Contabiliza mais uma na conta das Tiger Cascavelenses com problema (Isto se a minha nao for a segunda vez, já que não peguei zero).
Na Star News, disseram que vão substituir pela ventoinha da Kawa Z1000. Disse que serve e é mais potente. Disseram que se fosse pedir da Triumph, correria o risco de, mais pra frente, pifar de novo. scratch 
Como eles sempre mexeram na minha moto e já mexiam quando era do antigo dono não tenho porque desconfiar.

Acho que já faz uns dias que está com problema, mas como rodo pouco pra chegar no trabalho e na estrada a ventilação é grande, não reparei no problema antes (Fui notar na chegada à Poços, pois dei uma rodada no trânsito do centro).

Ver perfil do usuário
Johnnie Walker

MensagemAssunto: Re: Ventuinha TIGER 1050    Dom 3 Jul - 22:56

Se o problema for da temperatura de acionamento, é possível programar na ecu com qtos graus ela entra em ação.
Ver perfil do usuário http://www.triumphonline.com.br
Sandro Fadanelli

MensagemAssunto: Re: Ventuinha TIGER 1050    Dom 9 Jan - 21:52

pois é amigos ... como aqui temos muitas 1050 juntas os problemas apareceram .. mas somente nessas duas e com a mesma situação ou seja a ventuinha que parou de funcionar .... o motorzinho da ventuinha queimou nos dois casos ... engraçado né? por isso enviei um email para a Triumph relatando a situação pois as vezes pode ser um defeito na peça ventuinha, Como diz o Fantástico - ESTAMOS DE OLHO hehehehe ... e aos amigos que possuem toger 1050 que nos realtem quais os problemas e as vantaagens vistas na moto que ~e un show na minha opiniao ehe ..pois sou triumph ha muitos anos .. tenhoa uma 955 e a 1050.
Ver perfil do usuário http://www.cobrasdoasfalto.com.br
Ferrarezi
Moderador

MensagemAssunto: Re: Ventuinha TIGER 1050    Dom 9 Jan - 21:39

RMPAIXAO escreveu:
Regiões de clima temperado como boa parte da Europa e América do Norte são frios no inverno quando normalmente não se utilizam as motos. O verão em boa parte destes países é muito quente, tanto quanto aqui no Brasil. E é exatamente neste período que todo mundo aproveita para acelerar suas motos. Portanto, não acredito que a Triumph tenha dimensionado mal o sistema de resfriamento do motor. Pelo contrário, minha moto roda todo dia no trânsito travado de Belo Horizonte e na estrada nos fins de semana com o marcador da temperatura sempre com os seis traços indicados como o normal pelo manual. Em qualquer condição ele não muda, é de uma precisão incrível. Provavelmente, isto reflete um projeto altamente sofisticado e eficiente. Se uma ou outra moto deu problema pode ser por azar ou mal uso do equipamento. A Triumph faz motos, se não me engano, há mais de 100 anos. É muito tempo para aprender a faze-las, não perfeitas, mas extremamente eficientes e confiáveis. Não vamos procurar chifre em cabeça de cavalo.

Um abraço a todos.

Bem, a informação do Paixão é muito interessante, pois atesta mais uma 1050 sem problemas, embora não possa se basear no "argumento do tempo". Se o tempo resolvesse... ah o mundo!... E não haveria velhos canalhas... mas, isso é outra história... Voltando às ventuinhas das 1050, aliás, ninguém afirmou aqui o subdimensionamento do sistema: isso foi aventado como possibilidade, a ser comprovada - ou não! o que parece ser o caso - ao longo da participação dos colegas das 1050, que diriam se houve mais casos de problemas na ventuinha. Não tendo havido, melhor: mais um argumento pra defendermos nossa querida marca, cada vez mais fielmente, o que é exatamente a minha posição, mas sem confete... O caso agora seria diagnosticar com precisão o que aconteceu nas duas quebras elencadas pelo Sandro, pra ver como evitar essa fatalidade (se evitável) ou como consertar a coisa com o melhor custo x benefício.
Abraços
Ver perfil do usuário http://www.cferrarezi.com
RMPAIXAO

MensagemAssunto: Re: Ventuinha TIGER 1050    Dom 9 Jan - 0:18

Regiões de clima temperado como boa parte da Europa e América do Norte são frios no inverno quando normalmente não se utilizam as motos. O verão em boa parte destes países é muito quente, tanto quanto aqui no Brasil. E é exatamente neste período que todo mundo aproveita para acelerar suas motos. Portanto, não acredito que a Triumph tenha dimensionado mal o sistema de resfriamento do motor. Pelo contrário, minha moto roda todo dia no trânsito travado de Belo Horizonte e na estrada nos fins de semana com o marcador da temperatura sempre com os seis traços indicados como o normal pelo manual. Em qualquer condição ele não muda, é de uma precisão incrível. Provavelmente, isto reflete um projeto altamente sofisticado e eficiente. Se uma ou outra moto deu problema pode ser por azar ou mal uso do equipamento. A Triumph faz motos, se não me engano, há mais de 100 anos. É muito tempo para aprender a faze-las, não perfeitas, mas extremamente eficientes e confiáveis. Não vamos procurar chifre em cabeça de cavalo.

Um abraço a todos.
Ver perfil do usuário
luis claudio freitas

MensagemAssunto: Re: Ventuinha TIGER 1050    Sab 8 Jan - 17:25

Na minha 1050 a temperatura não passa dos 6 quadradinhos no painel porem a ventuinha funciona bastante mais que em outras motos que já tive,maior problema é mesmo no transito ou manobrando com ela ligada, neste caso acho o sistema eficiente ,só fica o medo desta ventuinha pifar justo em um a longa viagem !
Ver perfil do usuário
Pelingrino
Admin

MensagemAssunto: Re: Ventuinha TIGER 1050    Seg 3 Jan - 19:36

Segundo o nosso amigo Sandro em uma delas pelo menos o problema foi que a ventoinha queimou mesmo!!! Ai até mobilete ferve!!! rsrsr...
Ver perfil do usuário http://www.vetcarebh.com.br
Nairo 1050
Admin

MensagemAssunto: Re: Ventuinha TIGER 1050    Seg 3 Jan - 14:26

Ferrarezi,

suas observações estão perfeitas, pois a 1050 e a 955 tem a mesma base de motor, como a 1050 tem um pouco mais de volume e potência, ela vai exigir mais do sistema de arrefecimento, mas acho que não seria o caso de afirmar que o sistema esta subdimensionado para o Brasil, visto que das 11 motos que o Sandro menciona apenas duas apresentaram o problema. O nosso amigo Gilson que tem uam 1050 e mora em João Passoa possa dar sua opinião a respeito. Acho que o mais provável seja que estas duas motos tenha apresentado problema da própria ventoinha ou da válvula termostática que não se abre completamente e restrige a passagem do líquido para o radiador, fazendo com que a eficiência de todo o sistema esteja comprometido. Nestes dois casos vale verificar a ventoinha e a valvula termostática. Ainda assim, sugiro colocar aditivo de boa qualidade que seja de fato 100% Etileno Glicol para garantir. Pode parecer um exagero ( e é mesmo), mas funciona muito bem, garantindo sempre um bom nível de refrigeração.

A hipótese de subdimensionamento do sistema de arrefecimento para o Brasil, acho pouco provável, mas não impossível, visto que como você mencionou outras montadoras de renome já pisaram na bola neste assunto. É preciso lembrar que as Tigers também são vendidas nos Estados Unidos que em algumas regiões faz muito calor, por exemplo Las Vegas, em que tempraturas superiores a 40º é muito frequente. Na Inglaterra, embora não faça tanto calor, também não faz frio o tempo todo.

Para ter uma idéia, as montadoras de veículos nacionais fazem seus respectivos testes de "cooling", como normalmente é chamado pelos engenheiros, na cidade de Teresina, no Piauí, que se não for a cidade mais quente do Brasil é uma das maiores. Nesta cidade os veículos rodam por longos percursos e também são forçados ao máximo exigindo de todo o sistema. O teste mais crítico consiste em manter o veículo parado em marcha-lenta, com o Ar Condicionado ligado e uma barreira na frente do mesmo, simulando um congestionamento bem agressivo. Nestas condições a ventoinha é forçada ao máximo também e evidentemente o motor não pode superaquecer.

Seria interessante os demais proprietários de 1050 se manifestarem sobre a temperatura que suas motos trabalhas e aí ter uma noção se isso é um potencial problema que os futuros prorpientários podem sofrer.

cheers
Ver perfil do usuário
Ferrarezi
Moderador

MensagemAssunto: Re: Ventuinha TIGER 1050    Dom 2 Jan - 21:04

Não sei se tem alguém que mora em região mais quente do que a minha, com média anual de 38 graus... mas a minha 955i nunca passou de pouco menos da metade do marcador de temperatura, nem mesmo no trânsito engarrafado de Porto Velho, pegando 42 graus nas costas...
Posso estar falando uma grande besteira (o Master Consulter que me corrija), mas creio que o motor da 1050 trabalha mais "no limite" que o da 955i, o que justificaria o aumento mais rápido de temperatura associado ao fato, que eu não descarto, de que o sistema de arrefecimento, por isso mesmo, tenha ficado subdimensionado para o Brasil. Afinal, o que dispara a ventoinha é sim a temperatura do motor, mas se o radiador e a própria carcaça do motor estão recebendo vento frio (10 graus negativos europeus) ou vento amazônico (42 graus na sombra) o sistema terá maior ou menor dificuldade em manter o líquido de arrefecimento na temperatura ideal. Com vento mais quente produzido pela maior temperatura externa, a ventoinha que se vire pra gerar troca de calor no radiador o tempo inteiro, e aí a vida útil vai ser reduzida, como disse o mestre Pelê.
Isso pode ser resolvido de diversas formas. A mais comum, adotada pela KTM, que é uma grande fornecedora de sistemas de arrefecimento para outras marcas, é aumentar a capacidade dos radiadores associando a isso um funcionamento otimizado por materiais e desenhos de colméia que permitam melhor troca de calor. Se isso não foi feito da 955i para a 1050, a explicação pode estar aí. De toda forma, se isso continuar se repetindo, creio que é hora de acionar a fábrica, o PROCON, a IMOCX... e reclamar. Afinal, até a BMW já errou na capacidade de refrigeração de um de seus autos envenenados colocados à venda no Brasil e andou fazendo umas trocas... por que a Triumph estaria isenta de errar?
Abraço,
Ver perfil do usuário http://www.cferrarezi.com
Nairo 1050
Admin

MensagemAssunto: Re: Ventuinha TIGER 1050    Dom 2 Jan - 18:26

Fala sério Pelingrino, mandou bem para um Veterinário. Laughing Laughing Laughing

Tem toda a razão, a temperatura determinante para o funcionamento da ventoinha é do motor e não a ambiente.

Na 955 a temperatura com a moto em movimento na estrada sempre indica que esta trabalhando mais fria, o ponteiro somente dá a indicação no centro da faixa do indicador, quando se pega um congestionamento.

Esta já é a segunda 955 que tenho e nas duas eu sempre coloco aditivo puro no radiador, não adiciono água para não diluir, com isso a temperatura de embulição é maior e em caso de aquecimento da moto, a tampa do radiador trabalha menos para controlar o volume de líquido no sistema.

Boa sorte
Ver perfil do usuário
Pelingrino
Admin

MensagemAssunto: Re: Ventuinha TIGER 1050    Dom 2 Jan - 17:43

Acho que a temperatura ambiente não tem nada a haver com o funcionamento da ventoinha, pois o que manda mesmo e a temperatura do motor em funcionamento, aí e o fado de em um pais tropical esta ser alcançada mais da facilmente e a ventoinha funcionar por períodos prolongados, o que pode levar a umas uma via útil reduzida!
Ver perfil do usuário http://www.vetcarebh.com.br
Sandro Fadanelli

MensagemAssunto: Re: Ventuinha TIGER 1050    Sab 1 Jan - 23:17

Nairo
Pois penso que la fora a temperatura de acionamento da ventuinha deva ser diferente do nosso aqui ... pois lá raramente se tem temperaturs de 30 graus hehe ...
Na moto que esta na estrada, no chile, quebrada foi a ventuinha que qeimou ... eles vao rebobinar ela para ver se consegue funcionar novamente ... pois nao tem como trocar ....
Pensei em por uma chave tambem para liagr manualmente ... vamos ver ... pois a minha ainda está zerada hehe
Nairo 1050
Admin

MensagemAssunto: Re: Ventuinha TIGER 1050    Sab 1 Jan - 21:27

Olá Sandro,

quase que certeza que a ventoinha vem junto com a moto montada da Inglaterra, não creio que este componente seja montado em Manaus.

A ventoinha é acionada pela ECU do motor, baseado na informação do sensor de temperatura. Precisa verificar melhor se quem estragou, como você diz, foi o sensor de temperatura ou de fato a própria ventoinha. Como precauçãao, pode-se pensar em colocar uma chave manual na ventoinha para acionamento pelo piloto, ao menos não se corre o risco de superaquecimento.

Boa sorte.
Ver perfil do usuário
Sandro Fadanelli

MensagemAssunto: Ventuinha TIGER 1050    Sab 1 Jan - 20:11

Olá meu povo ...
Aqui em Cascavel temos 11 Tiger 1050 e duas delas deram problemas de aquecimento, sendo que uma delas a propria Triumph trocou a ventuinha e a outra está na estrada , no Chile, coma ventuinha estragada.
Alguem ja passou por algo pareceido? Não seria um problema da nacionalização dela sendo que lá fora as temperaturas são muito baixas e o termostato esta programado para ligar a ventuinha no limite dos 90/100 graus.
O que me dizem?
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Ventuinha TIGER 1050    

Ventuinha TIGER 1050
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Tiger Club Brasil :: Tiger 1050 :: Alimentação e Elétrica-
Ir para: